Café com a Indústria reúne líderes do setor produtivo para debater desenvolvimento de equipes e eSocial

27/01/2023   15h37

Líderes e gestores do setor produtivo potiguar se reuniram, na manhã desta sexta-feira (27), para o Café com a Indústria, que tem o objetivo de fortalecer o setor industrial e suas lideranças. O evento contou com as palestras “Razões estratégicas para investir no desenvolvimento da equipe” e “O eSocial na área de Saúde e Segurança no Trabalho”. Realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RN) e pelo Serviço Social da Indústria (SESI-RN) na Casa da Indústria, sede da FIERN, o Café com a Indústria abre a série de eventos que vão celebrar os 70 anos da FIERN, em 2023.

 

O diretor 1º tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz, representou o presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, e ressaltou a importância de reunir pessoas para debater a melhoria na produtividade. “Desde o início da gestão, o presidente Amaro prega que a FIERN deve estar onde a Indústria potiguar está. E o Café com a Indústria é uma iniciativa que tem justamente esse objetivo de aproximar as pessoas que comandam as indústrias”, disse.

 

 

“É o intercâmbio de informações e conhecimentos que qualifica as pessoas. Esse relacionamento interpessoal e a cooperação são fundamentais no dia a dia empresarial para alcançar resultados”, completou Serquiz, que assume a presidência na FIERN em outubro deste ano.

 

Para o superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra, o evento aproximou o setor produtivo e rendeu aprendizado para os líderes e gestores. “Esse evento é importante para fazermos uma ponte entre o setor produtivo e o IEL, de forma que podemos disseminar, junto às empresas, o papel do capital humano e do desenvolvimento das pessoas. Pudemos mostrar que qualificar colaboradores é um investimento, não um custo”, comentou.

 

Já o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, destaca que “é importante estarmos cada vez mais próximo dos empresários e das pessoas que geram emprego e renda no estado”. “Um evento como esse é uma forma de difundir conhecimentos e mostrar o que o SESI e o IEL podem fazer pelas indústrias no sentido de melhorar a produtividade”, acrescenta.

 

Empresários elogiam o Café com a Indústria

 

A presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Rio Grande do Norte (SIFT-RN), Helane Cruz, enalteceu a iniciativa do Sistema FIERN em promover o Café com a Indústria. “É importante para as empresas trazerem técnicos nessas áreas porque eles têm um olhar diferenciado e especializado em cada assunto, então é um movimento que vale a pena”, aponta.

 

Já o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Rio Grande do Norte (Sindipan-RN), Ivanaldo Maia, destaca a relevância dos assuntos tratados no evento. “São temas importantes, tendo em vista as mudanças do comportamento organizacional e de algumas legislações. São assuntos que as empresas precisam estar atentas para sempre melhorarem a produtividade”, declara.

 

 

O engenheiro de segurança do trabalho da Vicunha Têxtil, Luciano Figueiredo, também comentou sobre a pertinência dos temas tratados no evento. “Eu acho de extrema importância trazer essas questões para esse tipo de público. No momento em que se investe na melhoria e segurança do ambiente de trabalho, garantindo conforto e um ambiente são, também é gerado um ambiente mais saudável. Isso motiva as equipes e melhora os resultados”, afirma.

 

Já para Rayssa Moura, representante da empresa do setor pesqueiro Transmar, “foi um evento muito importante que rendeu novos conhecimentos sobre ambos os temas, o que vai ser muito útil para nossa atividade”.

 

Também participaram do evento, os presidentes dos Sindicatos das Indústrias de Instalação e Manutenção de Redes, Equipamentos e Sistemas de Telecomunicações do RN (Sindmest-RN), Alberto Serejo, e das Indústrias de Bonés e Chapéus (Sindibonés-RN), Francisco Sena; o diretor-presidente da indústria Clan, Edilson Trindade; o diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello; o diretor de operação do SENAI-RN, Emerson Batista; o diretor de operações do SESI-RN, Gontran Azevedo.

 

Pessoas como o principal recurso e o eSocial na SST

 

A administradora, treinadora comportamental e consultora do IEL Katarina Alcântara ministrou a palestra “Razões estratégicas para investir no desenvolvimento da equipe”. Ela mostrou os ingredientes necessários para o crescimento e perpetuação de empresas. “No empreendedorismo, não existe apenas sobreviver. Ou a empresa cresce, ou morre”, disse.

 

Para isso, ela receita a atenção a cinco pontos: produtividade, excelência no atendimento, superação de metas, criatividade e resiliência. E destaca a importância do capital humano para qualquer empresa. “Independentemente do porte de uma organização, o principal recurso para fazê-la crescer são as pessoas”, afirma. “O que vai verdadeiramente agregar valor a uma empresa e fazê-la crescer exponencialmente são os recursos humanos”, completa.

 

 

Para finalizar a sua palestra, Katarina apontou cinco razões para ter uma cultura de treinamento e capacitação da equipe nas organizações: aumento de produtividade, aumento dos níveis de satisfação, atração e retenção de talentos, melhoria do clima organizacional e vantagem competitiva.

 

A programação também contou com a palestra de Lieda Amaral, mestre em Engenharia da Produção e consultora do IEL, sobre o “eSocial – Saúde e Segurança do Trabalho”.

 

Ela detalhou informações sobre como deve ser feito, no eSocial, o monitoramento da Saúde do Trabalhador, o Atestado de Saúde Ocupacional (ASO), exames complementares, identificação do médico, condições ambientais do trabalho, agentes nocivos, geração e envio de informações do S-2220 e S-2240 e consequências do não envio dos eventos.

 

“Esse evento é de extrema importância porque temos uma série de mudanças previstas para 2023. Também é um momento de confraternização e capacitação sobre as obrigações tributárias e acessórias previstas, bem como de desenvolvimento pessoal”, afirmou Lieda.