Presidente da FIERN e COERE destaca importância de sondagem para energias renováveis

20/06/2022   18h14

 

 

Um estudo com objetivo de realizar um diagnóstico qualitativo e quantitativo sobre o setor das energias renováveis do Rio Grande do Norte. Essa é a proposta da 1ª Sondagem da Comissão Temática de Energias Renováveis da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (COERE/FIERN).

 

O documento desenvolvido pela COERE em parceria com o MAIS RN, que é um projeto para o desenvolvimento do estado realizado pela FIERN, foi apresentado durante reunião da Comissão nesta segunda-feira (20), na Casa da Indústria.

 

Presidente da FIERN e da COERE, Amaro Sales ressaltou que a discussão a respeito da temática de energia tem despertado muita atenção, principalmente pela geração de informações no tocante ao tema. “Vamos dar uma grande contribuição ao estado com essa sondagem”, afirmou.

 

A sondagem obteve 80% em seu padrão de resposta o que foi considerado “extraordinário” pelo coordenador do MAIS RN, José Bezerra Marinho. “Isso mostra o nível de comprometimento que se tem com esse documento”, analisou.

 

Os dados foram apresentados pela trainee do MAIS RN, Fernanda Lemos do Nascimento e tem como eixos Educação e inovação; Financiamento e Fomento; Infraestrutura e Logística; e Questões Regulatórias e Políticas Públicas. (veja a sondagem completa).

 

O superintendente do SEBRAE-RN, Zeca Melo, ressaltou o tópico do documento que cita educação e inovação e cita “realizar trabalho específico voltado para StartUps Potiguares que atuem no setor de TI [Tecnologia da Informação] para energias renováveis”.

 

Ainda dentro da Sondagem, foi informado que, a cada três meses, será divulgado o Índice de Confiança das Energias Renováveis (ICER) para verificar a confiança dos representantes da Comissão.

 

Diante do debate a respeito da criação de linhas de crédito específicas para este setor, Amaro Sales sugeriu que este tema seja pauta da próxima reunião da COERE.

 

Participaram da reunião o diretor 1º tesoureiro Roberto Serquiz; diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello; o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins; o superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra; além de representantes da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Agência de Fomento (AGN), Idema, Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), dentre outras autoridades.