SESI, SENAI e IEL apresentam Resultados e Estratégias

7/08/2020   14h30

Os desempenhos do SESI, SENAI e IEL durante o primeiro semestre de 2020, com ênfase nas estratégias adotadas para combater os efeitos da pandemia, foram apresentados durante a reunião de diretoria da FIERN, realizada nesta sexta-feira (7). Entre os números que se destacaram, estão os do SESI e do SENAI com ações voltadas à prevenção e diagnóstico da COVID-19. Juntas, as duas instituições foram responsáveis pela distribuição de 167 máscaras de tecido, produzidas pelo SENAI e também pelas oficinas de costura ligadas ao Pró-Sertão. Além disso, o SESI aplicou 9.500 testes rápido de Covid-19 e atendeu 146 indústrias e o SENAI realizou a manutenção de 131 respiradores e desfibriladores.

 

Os dados também mostram que o Sistema FIERN conseguiu adaptar-se para realizar atendimentos virtuais. Na educação, o SESI realizou mais de 58 mil atendimentos aos alunos em plataformas digitais e o SENAI ministrou mais de 42 mil horas/aula. E ambas darão início a projetos de ampliação e reestruturação da área, sendo o SESI-RN referência para desenvolvimento da metodologia de ensino. “Com este projeto piloto passamos a ser referência no modelo SESI de educação para o Brasil”, destacou o superintendente Juliano Martins.

 

O CTGAS-ER, em Natal, e o Centro de Educação e Tecnologias Aluízio Bezerra, em Santa Cruz, são as unidades do SENAI que passam por modernização e reestruturação. “Isso vai nos permitir uma atualização. No CTGAS será possível na indústria 4.0, com plantas de instrumentação, simuladores e outros equipamentos e a unidade Aluízio Bezerra na área de confecção”, explicou o diretor regional do SENAI-RN, Emerson Batista.

 

E com a suspensão das atividades presenciais nas 32 unidades da Indústria do Conhecimento instaladas no Rio Grande do Norte, o SESI disponibilizou mais de 800 e-books com distribuição aberta e domínio público, que gerou mais de 424.916 acessos.

 

Além disso, o IEL apresentou os dois novos serviços lançados durante a pandemia para auxiliar empresas no processo de seleção e contratação de profissionais e também de qualificação para exportação: o banco de talentos “IEL Empregos” e os “Cursos de Apoio ao Comércio Exterior”.

 

SESI
O retrato em números do Serviço Social da Indústria (SESI-RN) referente aos meses de janeiro a julho de 2020 traz um total 100 mil máscaras adquiridas para distribuição, 9.500 testes SESI +Diagnóstico; 48.106 pessoas atendidas pela instituição; 29.299 exames realizados; 2.2006 atendimentos remotos; 3 mil doses de vacinas contra influenza, e 146 indústrias testadas entre outros.

 

SENAI
Ao longo do período o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) realizou 22.514 matrículas; produziu diretamente 67 mil máscaras de tecido e 4 mil protetor facial face shield que foram produzidos e distribuídos para 40 instituições beneficiadas. O SENAI-RN realizou a manutenção de 131 respiradores e equipamentos hospitalares para 14 instituições de saúde. Além disso, realizou 154 consultorias e produziu 2.420 relatórios.

 

IEL
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RN) trabalhou incessantemente no período da pandemia e registrou 1.240 alunos inseridos em estágios; 4.129 atendimentos remotos; 1.687 novos termos de compromisso de estágio e aditivos emitidos; 2.321 alunos cadastrados e
86 empresas cadastradas.