5 dicas do IEL para estágio e home office em tempos de coronavírus

6/04/2020   10h12

O estágio propicia a jovens talentos a oportunidade de colocar em prática, dentro do ambiente de uma empresa, o aprendizado adquirido nos institutos de educação. No entanto, a necessidade de afastamento social trazida pela pandemia do novo coronavírus trouxe desafios e oportunidades para as empresas realizarem os seus programas de estágio, especialmente quanto à possibilidade dos estagiários poderem trabalhar em regime de home office.

 

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) tem se debruçado sobre as novas regras trazidas pela Medida Provisória n.927/20 e formas como o estagiário pode continuar a contribuir com as atividades da empresa, sem que tenha o seu período de imersão na vida corporativa interrompida nesse tempo de covid-19.

 

Segundo o superintendente do IEL, Eduardo Vaz, a necessidade surgiu porque, devido a incertezas sobre aplicar as regras de estágio no atual contexto, muitas empresas vinham pensando em encerrar contratos com seus jovens talentos. “Estamos chamando a atenção para a viabilidade de manter os estagiários em home office porque percebemos que muitas empresas não estão atentas a esta possiblidade”, afirma.

 

Para ajudar as empresas, o IEL lista cinco passos essenciais para que o estagiário possa continuar o seu programa na empresa dentro das possibilidades trazidas pelo regime do teletrabalho. Confira!

 

1. Condições de trabalho

 

É preciso entrar em contato com o estagiário para verificar se ele ou ela dispõem dos recursos tecnológicos, como computador e acesso à internet, para que possam desenvolver o seu trabalho de forma plena e que não tenham de se deslocar de sua casa para realizá-lo.

 

2. Observe o prazo para início dos trabalhos

 

Caso o jovem talento tenha as condições necessárias para trabalhar de casa, a medida provisória estabelece que haja prazo mínimo de 48 horas, após feito o contato, para que inicie suas atividades.

 

3. Supervisão e suporte

 

O estágio é uma oportunidade de aprendizado e isso deve continuar ocorrendo, mesmo em teletrabalho. Assim, a empresa deve supervisionar diariamente o trabalho realizado pelo jovem talento, dando suporte nas atividades de forma a garantir o aprendizado.

 

4. Horários

 

Embora o controle de jornada possa ser dispensado para empregados em home office, a carga horária dos estagiários deve seguir a mesma da estabelecida no termo de compromisso do estágio.

 

5. Área de atuação e treinamentos

 

Importante lembrar que, enquanto estiver em home office, o estagiário deve exercer funções na área de atuação no curso superior em que estiver matriculado. Além disso, o jovem talento pode receber treinamentos online, uma oportunidade para a empresa orientar o estagiário, por exemplo, em seu plano de carreira.

 

Conheça o programa IEL de estágio

 

O programa IEL de Estágio, que tem como diferencial a seleção e capacitação de acordo com o perfil da vaga, é um dos produtos de maior procura da instituição. Em 2019 foram inseridos 71.637 estagiários em diversas organizações parceiras, entre elas Monsanto/Bayer; Aperam; Google e Banco Daycoval.

“Para fazer parte das empresas o candidato deve apresentar além de conhecimento técnico, perfil comportamental compatível com as exigências do mercado. Uma combinação entre dinamismo, autonomia, posicionamento, flexibilidade e facilidade de relacionamento interpessoal, principalmente em período de home office”, conclui Vaz.