Lançamento do Prêmio IEL de Talentos em Mossoró reúne estudantes, empresários e instituições de ensino

14/03/2024   10h33

Jovens, empresários e equipe técnica do Prêmio IEL de Talentos estiveram reunidos no auditório da SESI Escola Mossoró para o lançamento da premiação, que tem como objetivo reconhecer projetos inovadores em práticas de estágio nas mais diversas áreas do conhecimento. O prêmio conta com a união de duas linhas de atuação do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RN), que são o Programa de Estágio IEL e o Inova Talentos. As inscrições para etapa estadual estão abertas e prosseguem até o dia 31 de maio.

 

“A região Oeste é muito importante porque tem diversos programas de estágio, seja em órgãos públicos e empresas privadas, então é fundamental a gente fazer esse lançamento aqui também”, destacou André Pereira, responsável técnico de Estágios e Carreiras do IEL-RN.

 

O prêmio aplica conceitos de inovação na prática de estágio, além de ser um ato educativo. Para André Pereira, o prêmio traz o jovem para exercitar essa inovação dentro da empresa. “Então, aquelas empresas que participam já entendem inovação como parte do seu DNA, por isso, é muito importante a gente valorizar essa prática, contribuindo tanto com a formação dos estudantes como também para o desenvolvimento da própria empresa”, disse.

 

É com essa visão que o empresário do ramo da indústria têxtil, Fábio Procópio, enxerga o prêmio. “Eu acho a iniciativa excelente, até mesmo do ponto de vista empresarial, porque acaba sendo uma injeção de ânimo que o IEL dá para nós empresários, para pensarmos o que podemos ofertar também para o estagiário para que ele possa inovar, gerar mais criatividade para a própria empresa e, no final, os dois saem ganhando”, comenta.

 

O prêmio conta com três modalidades: Estagiário Inovador; Empresa Inovadora; e Educação Inovadora. A modalidade Estágio Inovador reconhece os estagiários, os supervisores e as empresas que estão na prática de estágio inovadora para a empresa. Os estagiários que forem classificados nas primeiras, segundas e terceiras colocações recebem prêmios em dinheiro, certificados e troféus. A modalidade Empresa inovadora reconhece as empresas que desempenham programas de estágios inovadores, enquanto a modalidade Educação inovadora está voltada a instituições de ensino que incentivam e implantam boas práticas para inclusão de seus alunos como estagiários. O primeiro lugar em cada modalidade é classificado para a etapa nacional.

 

Foi na categoria Educação Inovadora que a Universidade Potiguar foi premiada no ano passado, em primeiro lugar. A analista de desenvolvimento e carreira da universidade, Jessica Alves, destaca que “para esse ano, a proposta é que a gente traga a inscrição para esse projeto magnífico do IEL, com a nossa grade curricular inovadora e integradora que possibilita ao aluno transitar por várias áreas de conhecimento, até chegar a sua colação de grau. É essa a perspectiva da nossa educação inovadora”, afirma.

 

O evento ainda contou com uma palestra sobre “Estratégia e retenção de talentos”, ministrada pelo mestre em Administração Levi Cunha, que destacou também sua experiência enquanto estagiário do IEL.

 

“Atualmente eu sou ALI, Agente de Inovação do SEBRAE há quatro anos, e já atendi mais de 200 empresas, inclusive, o meu primeiro estágio foi aqui no Sistema FIERN, no IEL, e também já tive a oportunidade de trabalhar no SESI e no SENAI. Hoje, falo com toda certeza que me transformei nesse profissional porque essas instituições acreditaram no meu potencial. Para mim, é uma grande satisfação hoje poder retribuir todo esse conhecimento para esses alunos e empresários que estão neste evento”, afirma.

Emery Costa Júnior, diretor do Instituto SENAI de Tecnologia (IST) e do Centro de Educação e Tecnologias Ítalo Bologna (CETIB), em Mossoró, ressaltou a parceria entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e o IEL. “Para nós do SENAI é uma grande satisfação participar do lançamento do prêmio IEL de Talentos, nós que temos inúmeros alunos de cursos técnicos que estão aptos a estagiarem através das parcerias tanto com IEL, quanto com as iniciativas das empresas privadas. Vale destacar também que Mossoró tem um grande potencial, tendo em vista que todo o corpo técnico dos alunos que saem do SENAI está apto a participar do IEL e das iniciativas privadas.

 

As inscrição e regulamento — com a descrição das modalidades com seus enquadramentos (cada modalidade tem o enquadramento em micro e pequena empresa, média, grande e Sistema Indústria), cronograma e demais regras — estão disponíveis no link https://premioiel.com.br/rn/.

 

Fotos: Isaiana Santos