CURSOS

Compliance e Eficiência Empresarial

O IEL/RN realizará o curso “Compliance e Eficiência Empresarial”, que, por meio de uma proposta inovadora, pretende capacitar empresas em práticas eficientes para cumprimento de normas legais e regulamentares, políticas e diretrizes estabelecidas para melhoria da competitividade nos negócios.

 

Datas: 07, 08 e 09 de Novembro de 2017

 

Público Alvo: Profissionais e empresa que estão em busca de ferramentas que os habilitem na criação de um programa de Compliance efetivo e eficiente tão necessários ao atual momento brasileiro.

 

Carga horária:
Serão 24 horas de estudos, divididos em três dias de completa imersão.
1º Dia: Introdução à Pratica de Compliance; Criação e Adaptação de Políticas e Procedimentos na Organização; e Ciclo de Desenvolvimento do Programa de Compliance.

2º Dia: Infraestrutura Organizacional para Compliance; Mapeamento de Risco em Ética e Compliance; e a Era do Comportamento e Relações com Governo.

3º Dia: Auditoria e Monitoramento; Ética Organizacional; Privacidade e Conflito de Interesses; Investigação; Usando incentivos em programas de compliance; Efetividade e Avaliação.

 

Instrutor: O curso será ministrado pela advogada Ana Carolina Gazoni, que é certificada em Compliance e Ética pelo “Certified Compliance & Ethics Professional” (CCEP-I) e atua nodesenvolvimento e implementação de Políticas de Compliance. Ana Carolina é advogada reconhecida pelo Latin American Corporate Counsel Association (LACCA), membra da Society of Corporate Compliance and Ethics (SCCE), da Comissão Permanente de Estudos de Compliance do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e do Comitê Anticorrupção e Compliance da OAB.

 

Investimento: R$ 4.400, que pode ser divido em até 10 vezes no cartão de crédito.

Capacitação Empresarial em eSocial

Descrição do curso:
O eSocial é a junção de todas as informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais em um único documento digital. O Decreto nº 8373/2014 instituiu o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Por meio desse sistema, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

 

O e-Social não mudará nada para as empresas em relação às leis vigentes. Porém, o dia a dia da empresa, mudará sim. Principalmente na área de Recursos Humanos sobre as relações trabalhistas. Com o e-Social, as empresas deverão passar as informações no prazo e dentro do leiaute digital.

 

Público Alvo:
O curso destina-se aos gestores, líderes, contadores e profissionais de RH , bem como os demais profissionais envolvidos com a matéria.
Carga Horária: 180 horas, sendo 120 presencial e 60 prática.
Um encontro semanal as quintas feiras.

 

Local: FIERN

 

Início: 21 de setembro/17

 

Término: Fevereiro/18

 

Horário: 13:00 às 18:00

 

Investimento: R$ 1.300,00 podendo ser dividido em até 10 vezes no cartão.
Com certificado de extensão da Faculdade da Industria IEL.

 

Política de Descontos:
15% de desconto para interessados pertencentes a Indústrias
10% de desconto para grupos a partir de duas inscrições

 

Inscrições:
http://bit.do/iel-?qrcode=1

Gestão de Marketing Digital para Pequenas Empresas - Mossoró

PERÍODO: 23 e 24 de setembro/2017

 

DIAS DE AULAS: Sábado e Domingo

 

HORÁRIO: 08h00 às 17h00

 

CARGA HORÁRIA: 16 Horas

 

LOCAL DE REALIZAÇÃO: SESI – Mossoró

 

OBJETIVO: Capacitar e aperfeiçoar profissionais de empresas para que atuem com maior habilidade na área de marketing digital, desenvolvendo capacidades que possam aumentar sua competitividade e possibilitar a prospecção, conversão e fidelização de clientes.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Conceitos Importantes do Marketing Digital;
Aprendendo a entender seu público e criando sua persona;
Briefing;
Produção de conteúdo criativo;
Planejamento de Campanhas Digitais;
Objetivos de Campanhas Digitais;
Facebook Marketing;
Instagram Marketing;
Inbound Marketing: como atrair, relacionar, converter e gerar reconhecimento de marca.

 

INSTRUTOR: Ed Souza http://edsouza.com.br

 

INVESTIMENTO: R$ 219,00 em até 3 vezes no cartão sem juros.
R$ 199,00 para Indústrias.

 

É importante que o aluno esteja portando notebook, tablet ou smartphone ao longo das aulas do curso.

 

Clique aqui para realizar a sua inscrição

Gestão de Marketing Digital para Pequenas Empresas - Caicó

PERÍODO: 07 e 08 de outubro/2017

 

DIAS DE AULAS: Sábado e Domingo

 

HORÁRIO: 08h00 às 18h

 

CARGA HORÁRIA: 16 Horas

 

LOCAL DE REALIZAÇÃO: SENAI – Caicó

 

OBJETIVO: Capacitar e aperfeiçoar profissionais de empresas para que atuem com maior habilidade na área de marketing digital, desenvolvendo capacidades que possam aumentar sua competitividade e possibilitar a prospecção, conversão e fidelização de clientes.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Conceitos Importantes do Marketing Digital;
Aprendendo a entender seu público e criando sua persona;
Briefing;
Produção de conteúdo criativo;
Planejamento de Campanhas Digitais;
Objetivos de Campanhas Digitais;
Facebook Marketing;
Instagram Marketing;
Inbound Marketing: como atrair, relacionar, converter e gerar reconhecimento de marca.

 

INSTRUTOR: Ed Souza http://edsouza.com.br

 

INVESTIMENTO: R$ 219,00 em até 3 vezes no cartão sem juros.
R$ 199,00 para Indústrias.

 

É importante que o aluno esteja portando notebook, tablet ou smartphone ao longo das aulas do curso.

 

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Curso Básico de GPS

Curso Teórico e Prático
A) Parte Teórica de Cartografia e Geodésia: Noções de cartografia; Modelo geométrico e matemático da forma da Terra; Sistema Geodésico Brasileiro – SGB; Mapeamento e representação cartográfica; Escala e precisão posicional; Sistemas de coordenadas; Características básicas do sistema de projeção UTM;

 

B) Parte Teórica sobre Sistema de Posicionamento Global: Sistemas de navegação por satélites artificiais: GPS, Glonass, Galileo etc; Estrutura do Sistema GPS; Tipos de receptores (Navegação e Geodésico); Segmento Espacial; Segmento de Controle; Segmento do Usuário; Métodos de Posicionamento (Absoluto Diferencial e Relativo).

 

C) Parte Prática: * Receptores GPS de navegação (preferencialmente aparelhos Garmim etrex)
Principais comandos do aparelho de navegação; Ligar o aparelho e conhecer as principais telas; Analisar a tela principal com a distribuição dos satélites e os canais de comunicação, precisão, coordenadas e elevação; Configurar o aparelho GPS para Sistema Geodésico Brasileiro e o sistema de coordenadas desejado; Coleta e marcação de Ponto com nomenclatura e simbologia; Verificar o ponto marcado na base de mapas do aparelho; Operação da base de mapas do aparelho; Localização de pontos no aparelho; Inserir coordenadas no aparelho; Apagar pontos; Registrar trilhas e rotas; Localização de pontos no campo utilizando a Bússola do aparelho GPS; Cálculo de área; Transferência de arquivo de pontos.

 

Carga horária: 20 horas
Dias e horários:

Dia 07/08/20117 – Das 14:00 às 17:00.
Dias 08 e 09/08/2017 – Das 08:00 às 17:00
Local: FIERN ? Av. Sen. Salgado Filho, 2860 ? Lagoa Nova, Natal ? RN

Investimento por inscrição: R$ 950,00
Forma de Pagamento: Cartão de crédito (Visa, Mastercard) e Empenho

 

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Auditor Interno da Qualidade (Natal/RN)

Objetivo:
Realização de treinamento para formação de auditores internos, com vistas à realização de auditorias internas no Sistema de Gestão da Qualidade com base na norma: ISO-9001:2015.

 

Conteúdo
1. Interpretação da NBR ISO 9001:2015, com foco na auditoria e suas principais mudanças;
2. Atividades da Auditoria de Gestão da Qualidade, que incluem:
a. Auditoria de adequação,
b. Preparação de listas de verificação e estudo prévios dos processos;
c. Planejamento da auditoria,
d. Coleta e análise de evidências e Identificação de não conformidades;
e. Preparação de registros de auditoria e Reuniões de auditoria;
f. Aspectos comportamentais e habilidades necessárias ao auditor
de sistema de gestão da qualidade

 

Metodologia:
Além das aulas expositivas, serão realizados:
– Exercícios individuais e em grupo, para consolidação do aprendizado.
– Avaliação escrita para os participantes

 

Carga horária:
24 horas

 

Local:
IEL-RN – Av. Senador Salgado Filho, 2860 1º andar – Lagoa Nova – Natal-RN (Edif. Da Casa da Indústria).

 

Link para Inscrição:
http://ielrn.konviva.com.br/portal/#/detalhes/26?idTurma=9

 

Modalidade:
Presencial

 

Período do curso:
23/08/2017 a 30/08/2017
HORÁRIO: 18H30 ÀS 22H
(DIAS DE AULA: 23, 24, 25, 28, 29 E 30 DE AGOSTO)

 

Instrutor:
Jodrian Soares Amorim de Freitas
– Engenheiro Químico (UFRN – 1988), tendo atuado na Copene – Petroquímica do Nordeste S/A (Atual Braskem), nas áreas petroquímica e de tratamento de água (1989-1995)
– Mestrado em Engenharia Mecânica – ênfase em Gerência da Produção (PPgEM/UFRN – 1997).
– Especialização em Licenciamento Ambiental On Shore (IFRN – 2009)
– Certificado internacionalmente como Quality Engineer, pela American Society for Quality (ASQ), desde 1993.
– Auditor com formação de Auditor Líder (ISO 9001 e ISO 14001),
– Formação como consultor no Programa de Produção Mais Limpa (SEBRAE/CNTL)

 

Valor:
R$ 590,00

 

Política de Descontos:
15% de desconto para interessados pertencentes a Indústrias (valor = R$ 501,50)
10% de desconto para grupos a partir de três inscrições (valor = R$ 531,00)
05% de desconto para inscrições até o dia 26/05/2017 (valor = R$ 560,50)

Auditor Interno da Qualidade (Mossoró/RN)

Objetivo:
Capacitar profissionais para atuarem como auditores internos da qualidade de acordo com a última atualização publicada em 30 de setembro de 2015.
Conteúdo:
-Revisão da norma ISO 9001:2008;
-Principais mudanças;
-Visão geral sobre a norma NBR ISO 19011;
-Características comportamentais e habilidades do auditor;
-Estudo das fases da Auditoria (preparação, planejamento, execução e ações pós-auditoria);
-Auditoria documental;
-Como coletar evidências de não-conformidades;
-Preenchimento dos registros de não-conformidade e do relatório de auditoria;
-Exercícios e estudos de casos diversas baseados em situações reais.
Facilitador: Rafael Demétrius
Mestre em Educação com especialização em Sistemas de Gestão da Qualidade, e Graduação em Administração. Auditor líder da Qualidade, Meio Ambiente e Segurança com vasta experiência em implantações de sistemas de gestão e realização de auditorias.

 

Data e horário: 28/08/2017 a 31/08/2017 das 18h00min às 22h00min
Local: SESI – Mossoró

 

Valor do investimento e forma de pagamento: Entrar em contato conosco por meio dos seguintes números (84) 3316-3055 / 9 9634-0621

Cursos a serem oferecidos sob consulta

Gestão da Piscicultura e da Pesca

Objetivos:
Capacitar os participantes acerca de: Boas práticas e manejo da tilapicultura; educação ambiental; cadeia de beneficiamento do pescado e geração de renda para mulheres; consórcio: tilapicultura e horticultura / fruticultura.

 

Conteúdo Programático:

1- Caracterização do empreendimento – Noções de empreendedorismo; Segurança e saúde do trabalhador rural – NR-31.
2 – Análise para implantação do viveiro.
3 – Tipos de Piscicultura.
4 – Sistemas de Cultivo.
5 – Espécies de peixes.
6 – Processo de alevinagem.
7 – Povoamento.
8 – Biometria.
9 – Manejo alimentar.
10 – Despesca.
11 – Beneficiamento e conservação do pescado.
12 – Educação ambiental.
13 – Geração de renda para mulheres.
14 – Criação consorciada – Horticultura; Fruticultura.

 

Material a ser fornecido

Cada participante receberá um kit contendo: boné, pasta, bloco de anotações, caneta, crachá e material didático completo.

 

Sob consulta

Orçamento e controle de obras

Objetivos:
Fornecer uma visão completa e atualizada sobre orçamento de obras de construção, abordando desde os encargos sociais até o cálculo do preço final, incluindo cálculo BDI e planilhas orçamentárias.

 

Conteúdo Programático:
-Técnicas de orçamentação e levantamento de preços.
-Elaboração e detalhamento de memória de cálculo.
-Entendimento e elaboração de composição de serviços.
– Planilhas orçamentárias.
-Cálculo BDI – Licitações

 

Material a ser fornecido
Cada participante receberá pasta, bloco de anotações, caneta e material didático completo.

 

Carga horária: 12 horas.

 

Sob consulta

Como falar em público

Objetivos:
-Melhora as relações interpessoais, conquistar amigos, parceiros de negócios e clientes;
-Ajudar o participante a torna-se uma pessoa carismática, respeitada e admirada em seus círculos de relacionamento;
-Fazer apresentações acadêmicas, TCC, monografia, defesa de dissertações e teses, com segurança e eloquência;
-Ensinar a utilização dos recursos áudio visuais com maestria;
-Desenvolver uma postura adequada para transmitir credibilidade;
-Preparar o participante para se tornar sua melhor versão.

 

Público Alvo:
Pessoas que desejam falar com clareza, segurança e eficiência, além de vencer negociações e argumentações difíceis; que buscam um melhor relacionamento com as pessoas ao seu redor por meio de uma comunicação eficiente; que tem uma mensagem positiva que pode fazer a vida de outras pessoas melhor.

 

Sob consulta

Contratos e Convênios

Objetivos:
Difundir conhecimentos teóricos e práticos acerca da gestão e fiscalização de contratos administrativos e convênios, promovendo a capacitação e aperfeiçoamento dos participantes, de modo a contribuir para eficiência e eficácia em todas as etapas do processo de contratações da administração pública.

 

Conteúdo Programático:

Gestão de contratos: definição, obrigatoriedade e atores envolvidos; Gestor do contrato: definição, obrigatoriedade, designação, perfil, atribuições e responsabilidades; Fiscal de contratos: definição, cabimento, designação e competências; Preposto de contratado; Livro de ocorrências: cabimento, formato e objetivos; Noções acerca de Contratos Administrativos: conceito, legislação aplicável, características e principais tipos; formalização: termo de contrato e documentos que substituem; principais cláusulas contratuais: objeto, regimes de execução e forma de fornecimento, preço, prazos, dotação orçamentária, garantia e subcontratação; publicidade dos contratos; alterações contratuais; alterações do objeto: modificações qualitativas e quantitativas; alterações de preço: reajuste, repactuação e revisão; formalização: aditamentos e apostilamentos; execução do contrato, faturamento e recebimento do objeto; nulidade do contrato: motivo e efeitos. Procedimentos relativos aos estágios da liquidação e do pagamento da despesa. Documentação a ser gerada, relativamente à gestão e fiscalização de contratos e a todas as fases do contrato administrativo. Noções gerais acerca da gestão de convênios, relativamente a todas as suas fases (proposição, celebração, execução e prestação de contas).

 

Material a ser fornecido

Cada participante receberá pasta, bloco de anotações, caneta e material didático completo.

 

Currículo do facilitador

Nome: Jaciratan Aguiar de Ramos Filho

Graduado e Especialista em Direito Administrativo e Gestão Publica (2005). Tem experiência na área de Direito Administrativo e Constitucional, atuando principalmente nos temas Princípios Constitucionais, Direito Administrativo e Gestão Ambiental.

 

Carga horária: 20 horas.
Período de realização: 31/11,  01 e 02/12
Horário: das 8h00 às 17h30 e dia 02/12, das 08 às 12h00
(Será servido almoço e coffee break aos participantes.)
Local: Natal/RN – Casa da Indústria – IEL/RN – Av. Senador Salgado Filho, 2860 – Lagoa Nova
Investimento: R$ 980,00
Forma de Pagamento: Boleto bancário, Cartões (visa, mastercard) e Empenho

 

Inscreva-se no curso

Gerando Resultados em Equipes

Objetivo:
Demonstrar a capacidade que todo líder tem de ter em sua equipe colaboradores que vão além de suas responsabilidades. Que fazem o que é preciso para alcançar os resultados, através da iniciativa e responsabilidade com projetos, processos e problemas. Um líder que gera resultados é uma pessoa capaz de influenciar os integrantes de sua equipe intencionalmente para gerar através deles, os resultados esperados pela empresa.

 

Conteúdo Programático:
• Posicionamento Estratégico;
• Treinamento;
• Indicadores de Performance;
• Administração do Tempo;
• Comunicação;
• Criatividade;
• Motivação;
• Conflitos.

 

Sob consulta

Gestão de Custos e Formação de Preços

Objetivo:
Identificar os elementos que influenciam a gestão de custos na formação do preço de venda, direcionando para o estabelecimento de preços de vendas compatíveis com o mercado e a busca da lucratividade.

Conteúdo Programático:
• Custos: conceito, nomenclatura e elementos;
• Custo de produtos e serviços;
• Estoques: critério de avaliação;
• Custeio: métodos e sistemas;
• Formação de preço de venda;
• Análise de mercado (oportunidades e ameaças);
• Análise custo-volume-lucro.

 

Sob consulta

Liderança na Gestão

Objetivo:
Identificar a distinção entre o conceito de liderança como uma qualidade pessoal (combinação especial de características pessoais que fazem de um indivíduo um líder) e de liderança como função (decorrente da distribuição da autoridade de tomar decisões em uma empresa), potencializando o comportamento de liderança (que envolve funções como planejar, dar informações, avaliar, arbitrar, controlar, recompensar, estimular, punir etc.) através das recomendações teórico/práticas sobre a liderança exigida nas organizações, a auto percepção e a percepção dos subordinados sobre a liderança.

Conteúdo Programático:
• Competências essenciais para a liderança;
• Ferramentas e estratégias gerenciais;
• Liderança e gestão de pessoas;
• Desafio de trabalhar com equipes de resultado.

 

Sob consulta

Gestão Financeira em MPEs

Objetivo:
Estimular a mudança de comportamento, bem como demonstrar a importância da gestão financeira, dispondo aos participantes instrumentos e informações que lhes permitirão administrar o caixa, projetar o fluxo de caixa, refletir sobre a formação do preço de venda, entender o demonstrativo de resultados e analisar os resultados de seu empreendimento.

 

Conteúdo Programático:
• Planejamento financeiro;
• Fluxo de caixa;
• Preço de venda;
• Demonstrativo de resultados;
• Analisando a lucratividade;
• Verificando a rentabilidade;
• Entendendo o retorno do investimento;
• Compreendendo o ponto de equilíbrio financeiro.
Sob consulta

Elaboração de Projetos + CANVAS

Objetivo:
Dotar os participantes das competências necessárias para a participação e gestão de projetos, considerando que as organizações públicas e privadas vêm sendo pressionadas a inovarem e desenvolver diferenciais de forma permanente, buscar-se-a a simplicidade e aplicabilidade de conceitos, de forma que o participante esteja imediatamente capacitado para atuar na gestão de projetos.

 

Conteúdo Programático:
• Objetivos e técnicas comuns da Gestão de Projetos;
• Definição do Objetivo e do Escopo de um projeto;
• Ferramentas de Planejamento e Modelagem do Projeto;
• Ciclo de Vida do Projeto;
• Definição do Orçamento;
• O papel do gerente de projetos (Execução e Liderança);
• Acompanhamento de Riscos e Premissas;
• Principais atores na gestão de projetos (Gestor, Clientes, Patrocinador, Stakeholders);
• Ferramentas de Comunicação e Acompanhamento;
• Governança e Accountability em Projetos Públicos;
• Instrumentos de Avaliação;
• Gestão de Programas e Portfólios;
• Introdução ao Project Management Office;
• Project Model CANVAS.

 

Sob consulta

Falar em Público: Oratória, Postura e Imagem

Objetivo:
Proporcionar aos participantes melhor capacidade de comunicação e postura no ambiente profissional e interpessoal, ampliando a habilidade de lidar com o público geral.

 

Conteúdo programático:

• Introdução à Comunicação;
• Comunicação Interpessoal;
• Aprendendo sobre Comunicação Não-Verbal (Semblante, Apresentação Pessoal e Linguagem Corporal)
• Expressão Facial, Gestos, Postura, Linguagem das Roupas);
• Aprendendo sobre Comunicação Verbal (Dicção, Entonação, Impostação de voz e Dicas para falar melhor,
• Exercícios para a articulação da fala e coordenação da voz);
• Superando o medo de falar em público;
• Como apresentar um discurso;
• Recursos Audiovisuais;
• O discurso.

 

Sob consulta

Gestão com Pessoas - Seus Conflitos, Suas Motivações

Objetivo:
Potencializar os gestores para o trabalho com pessoas, demonstrando que a realização dos processos das organizações estão diretamente ligados ao desempenho das pessoas da organização a quem competem atividades essenciais nos níveis estratégico e operacional. Cada vez mais, as organizações percebem que de nada valerão suas estratégias de negócios para ampliar mercados, conquistar clientes e obter resultados favoráveis se não considerarem que tudo depende da boa execução dos processos que compõem sua cadeia produtiva.

Conteúdo programático:
• Análise organizacional em gestão de pessoas.
• Gestão dos processos de T&D.
• Gestão por Competências.
• Habilidades Gerenciais. Liderança e Formação de Equipes.
• Relações de Trabalho e Legislação Trabalhista.
• Seleção Estratégica de Pessoas.
• Remuneração Estratégica.

 

Sob consulta

eSocial e sua Aplicabilidade

Objetivo:
Estudar as principais regras da contribuição previdenciária patronal, tendo por base a Instrução Normativa nº 971/2009, com todas as alterações posteriores, inclusive as ocorridas no final de 2015.

 

Conteúdo Programático:

• As principais contribuições previdenciárias que incidem sobre a folha de pagamento de empregado e contribuintes individuais;
• A inconstitucionalidade da contribuição incidente na contratação de cooperativas de trabalho;
• O instituto da retenção de 11% sobre a prestação de serviços e a informação dos benefícios do eSocial;
• Custeio previdenciário com ênfase na contribuição sobre a folha de pagamento;
• Prestação de serviço através de cessão de mão-de-obra e empreitada – retenção 11%
• Contribuição previdenciária na contratação de cooperativas de trabalho;
• Melhores práticas trabalhistas e previdenciárias para implantação do eSocial;
• Como a RFB vai fiscalizar a contribuição previdenciária.

 

Sob consulta

Licitação e Contratos

Carga horária: 24 horas

Objetivo:

Ampliar os conhecimentos ligados à área de licitação e contratos administrativos e os ditames legais que estes estão submetidos.

Conteúdo

  • Aspectos legais da Lei 8.666/93, Lei Complementar 123/06 e alterações e Lei 15.608/07;
  • A Lei de Responsabilidade Fiscal e as Licitações Públicas;
  • Comissão de Licitação;
  • Pregão e seus procedimentos;
  • Fases e modalidades;
  • Definição e especificação do objeto;
  • Indicação de marca, características exclusivas e similaridade do objeto;
  • Questões sobre “orçamento estimativo”, preço de referência, preço máximo, sobrepreço e preço inexequível;
  • Modelo licitatório adequado para de maior vantagem na contratação;
  • Parcelamento do objeto X fracionamento ilegal de despesa;
  • Parecer jurídico-responsabilidade sobre o parecerista e administrador;
  • Responsabilidades pela condução das licitações;
  • Saneamento de falhas e erros;
  • Contratação direta – aspectos polêmicos acerca de dispensas e inexigibilidade;
  • Modos e instrumentos de formalização dos contratos;
  • Validade e da eficácia dos contratos administrativos;
  • Duração dos contratos administrativos;
  • Alterações contratuais;
  • Suspensão e declaração de inidoneidade;
  • Fiscalização da execução dos contratos;
  • Recomposição do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos (reajuste, revisão e repactuação);
  • Antecipação e retenção de pagamentos;
  • Ata de Registro de Preços X duração dos contratos dela advindos;
  • Procedimentos essenciais da adesão a Ata de Registro de Preços;
  • Outros pontos controversos de licitações públicas e contratos administrativos.

Sob consulta

A nova contabilidade pública

 A NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA

Conteúdo

  • Campo de Atuação da Contabilidade Pública
  • Objeto da Contabilidade Pública
  • Princípios Orçamentários
  • PPA, LDO e LOA
  • Regime da Contabilidade Pública
  • Legislação Aplicada á Contabilidade Pública
  • NBC T 16: alterações na contabilidade pública
  • Licitação: legislação e procedimentos aplicados
  • Sistemas Aplicados á Contabilidade Pública
  • Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP)
  • Principais diferenças entre o PCASP atual e o novo PCASP
  • Despesa e Receita Pública (conf.port.conj.STN/SOF 3/2008)
  • Sistema de Custos Aplicado à Contabilidade Pública
  • Lançamentos Contábeis Padronizados nas esferas Governamentais.

Sob consulta

Desenvolvimento de competências

  • Sensibilização de gestores e profissionais para os novos processos de gestão de pessoas por competências e o necessário desenvolvimento de suas habilidades.
  • O contexto e tendências atuais, tais como, processo globalizatório, sociedade do conhecimento, novos modelos de gestão (gestão virtual, BSC, gestão por competências, rh estratégico), novos marcos legais, gestão pública, Estado e suas tendências.
  • A gestão por competências, seus conceitos e suas etapas de implantação: estratégia, mapeamento, diagnóstico, desenvolvimento e capacitação, plano de ação, acompanhamento e avaliação.
  • A gestão por competências e as práticas de gestão de pessoas: atração, desenvolvimento e retenção de talentos.
  • Vivências utilizando técnicas e ferramentas que visem o desenvolvimento das habilidades das lideranças e gestores, além da prática dos processos envolvendo a gestão de competências.

Sob consulta

Elaboração de projetos

  • Negócios;
  • Balanced Scorecard (BSC);
  • Mapas Estratégicos,
  • Gerenciamento de Projetos;
  • Project Model Canvas;
  • Gerenciamento de Portifólio de Projetos;
  • Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO)
  • Maturidade em Gerenciamento de Projetos (PMM).

Sob consulta

Atualização da norma ISO-9000

  • – Revisão da Norma ISO 9000:2015.
  • – Principais Mudanças;
  • – Visão geral sobre a norma NBR ISO 19011;
  • – Características comportamentais e habilidades do Auditor;
  • – Estudos das Fases da Auditoria (Preparação, Planejamento, Execução e ações pós-auditoria);
  • – Auditoria Documental;
  • – Como coletar evidências de não-conformidades;
  • – Preenchimento dos Registros de Não Conformidade, e do Relatório de Auditoria;
  • – Exercícios e Estudos de Casos diversos baseados em situações reais;

Sob consulta

Gestão de contratos e convênios

Objetivo

Difundir conhecimentos teóricos e práticos acerca da gestão e fiscalização de contratos administrativos e convênios, promovendo a capacitação e aperfeiçoamento dos participantes, de modo a contribuir para eficiência e eficácia em todas as etapas do processo de contratações da administração pública.

Conteúdo

Gestão de contratos: definição, obrigatoriedade e atores envolvidos; Gestor do contrato: definição, obrigatoriedade, designação, perfil, atribuições e responsabilidades; Fiscal de contratos: definição, cabimento, designação e competências; Preposto de contratado; Livro de ocorrências: cabimento, formato e objetivos; Noções acerca de Contratos Administrativos: conceito, legislação aplicável, características e principais tipos; formalização: termo de contrato e documentos que substituem; principais cláusulas contratuais: objeto, regimes de execução e forma de fornecimento, preço, prazos, dotação orçamentária, garantia e subcontratação; publicidade dos contratos; alterações contratuais; alterações do objeto: modificações qualitativas e quantitativas; alterações de preço: reajuste, repactuação e revisão; formalização: aditamentos e apostilamentos; execução do contrato, faturamento e recebimento do objeto; nulidade do contrato: motivo e efeitos. Procedimentos relativos aos estágios da liquidação e do pagamento da despesa. Documentação a ser gerada, relativamente à gestão e fiscalização de contratos e a todas as fases do contrato administrativo. Noções gerais acerca da gestão de convênios, relativamente a todas as suas fases (proposição, celebração, execução e prestação de contas).

 

Sob consulta