CURSOS

E-Commerce na Prática: Como iniciar sua loja virtual do zero

Descrição do curso:
Você quer abrir uma loja virtual e não tem tempo de ficar esperando alguém fazer para você? Descubra como é rápido, fácil e simples abrir uma loja virtual.

 

Esse é um curso prático de e-commerce. Não tem blá blá blá. Você faz tudo na hora, seguindo as diretrizes apresentadas. Você sai da sala de aula com uma loja virtual pronta!

 

Qual o sonho da maioria dos empreendedores? Ganhar dinheiro e prestígio. E se, além disso, você puder ter um negócio que consiga administrar a distância?

 

O e-commerce possibilita isso. Você pode ter uma loja virtual e vender produtos na modalidade de dropshipping, por exemplo, onde nem precisa ter estoques!

 

O curso de E-commerce na Prática traz essa e muitas outras dicas para você que quer vender produtos e serviços pela Internet, seja para ter uma renda extra ou para fazer disso seu negócio principal.

 

Local: FIERN

 

Início: 27 de novembro de 2017
Término: 01 de dezembro de 2017

 

Horário: 18:30 às 21:30

 

Investimento: 4x R$ 85,00 – aceitamos todos os cartões

 

-Como criar um plano de negócios digital
-Conceitos de Marketing Digital para vender na internet
-Como fotografar produtos para lojas virtuais
-Como tratar as fotos
-Técnicas de SEO para melhorar a posição no Google
-Configurando sua loja virtual
-Meios de pagamentos digitais e emissão de notas fiscais eletrônicas
-Como contratar programadores e designers
-Como divulgar sua loja virtual nas redes sociais
-Utilizando anúncios no Facebook, Instagram e Google
-Como divulgar com e-mail marketing

 

Política de Descontos:
15% de desconto para interessados pertencentes a Indústrias
10% de desconto para grupos a partir de três inscrições
10% de desconto para inscrições até 31/10/2017

 

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Compliance e Eficiência Empresarial

O IEL/RN realizará o curso “Compliance e Eficiência Empresarial”, que, por meio de uma proposta inovadora, pretende capacitar empresas em práticas eficientes para cumprimento de normas legais e regulamentares, políticas e diretrizes estabelecidas para melhoria da competitividade nos negócios.

 

Datas: 08 a 09 de Novembro de 2017

 

Público Alvo: Profissionais e empresa que estão em busca de ferramentas que os habilitem na criação de um programa de Compliance efetivo e eficiente tão necessários ao atual momento brasileiro.

 

Carga horária:
Serão 24 horas de estudos, divididos em três dias de completa imersão.
1º Dia: Introdução à Pratica de Compliance; Criação e Adaptação de Políticas e Procedimentos na Organização; e Ciclo de Desenvolvimento do Programa de Compliance.

2º Dia: Infraestrutura Organizacional para Compliance; Mapeamento de Risco em Ética e Compliance; e a Era do Comportamento e Relações com Governo.

3º Dia: Auditoria e Monitoramento; Ética Organizacional; Privacidade e Conflito de Interesses; Investigação; Usando incentivos em programas de compliance; Efetividade e Avaliação.

 

Instrutor: O curso será ministrado pela advogada Ana Carolina Gazoni, que é certificada em Compliance e Ética pelo “Certified Compliance & Ethics Professional” (CCEP-I) e atua nodesenvolvimento e implementação de Políticas de Compliance. Ana Carolina é advogada reconhecida pelo Latin American Corporate Counsel Association (LACCA), membra da Society of Corporate Compliance and Ethics (SCCE), da Comissão Permanente de Estudos de Compliance do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e do Comitê Anticorrupção e Compliance da OAB.

 

Investimento: R$ 4.400, que pode ser divido em até 10 vezes no cartão de crédito.

 

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Curso de Geoprocessamento com Software Livre QGIS

Datas: 28 de novembro a 01 de dezembro de 2017

 

Público Alvo: Profissionais de organizações públicas ou privadas que fazem uso do Software Livre QGIS

 

Horário: 08:00 às 12:00 – 13:00 às 17:00

 

Local: FIERN – Av. Sen. Salgado Filho, 2860, Lagoa Nova, Natal/RN, CEP 59075-900

 

Conteúdo Programático e Carga Horária:
Módulo Introdutório (16 horas)
1. QGIS – Um robusto software para SIG
2. A amigável interface do QGIS
3. Inicialização de Projetos no QGIS
4. Seleção e consultas de dados em SIG
5. Opções de Simbologia e Rotulação
6. Elaboração de Mapas Temáticos
7. Manipulação da Tabela de Atributos
8. Edição de Atributos
9. Criação e configuração de Hiperlinks
10. Como unir Tabelas de dados
11. Métodos de cálculo de Áreas e Distâncias
12. Geração de camada a partir de Coordenadas
13. Extração de Coordenadas
14. Introdução à Análise Espacial
15. Integração com Base de Dados Geográfico
16. Produção de Mapas para Impressão (Layout)
17. Outros tópicos Relevantes

 

Módulo Avançado (16 horas)
1. Geoprocessamento Avançado com Software Livre
2. QGIS e sua Integração com Outros Aplicativos
3. Explorando o Módulo Sextante
4. Processos de Edição Vetorial
5. Análise Espacial Mapas de Kernel
6. Como Georreferenciar Dados Raster
7. Geração de Composição Espectral RGB
8. Extração de Bandas Espectrais
9. Mosaico de Imagens
10. Recorte de Dados Matriciais
11. Introdução à Classificação de Imagens
12. Publicação de Mapas na Internet
13. Uso do Complemento OpenLayers
14. Ferramentas para Memorial Descritivo
15. Trabalhando com Complementos Diversos
16. Geocodificação de Endereços
17. Extração de Curvas de Nível
18. Modelagem em 3D
19. Geração de Modelos Digitais de Elevação (MDE)
20. Delimitação de Bacias Hidrográficas
21. Conversões de Raster para Vetor
22. Cálculo de NDVI
23. Uso da Calculadora de Campos
24. Outros Tópicos Relevantes

 

Instrutor: Anderson Maciel Lima de Medeiros, graduado em Tecnologia em Geoprocessamento, com ampla experiência em ministrar cursos na área de Geotecnologias. É autor do site andersonmedeiros.com
Julie Eugênio da Silva Francisco Medeiros, graduada em Tecnologia em Geoprocessamento, com mestrado em Engenharia Urbana e Ambiental e doutoranda em Engenharia Civil e Ambiental, com ampla experiência em ministrar cursos na área de Geotecnologias, tendo trabalhado em órgãos como SIPAM, ASA Brasil, INSA, entre outros.

 

Investimento: R$ 1.100,00

 

Forma de Pagamento: Cartão de crédito, transferência bancária ou empenho.

RDC - Regime diferenciado de contratações públicas

Objetivo:
Capacitar gestores da administração pública direta e indireta, gestores dos setores privados e demais profissionais interessados na matéria.

 

Conteúdo Programático:
A Lei nº 12.462 de 2011
Legislação de compras para o Poder Público;
Aspectos gerais do RDC;
Regras aplicadas às licitações no âmbito do RDC.

 

Carga horária: 20 horas
Local: FIERN – Av. Senador Salgado Filho, 2860 – Lagoa Nova – Natal/RN – CEP 59075-900

 

Data: A definir

 

Horário: 13:00 às 18:00

 

Investimento: R$ 480,00

 

Formas de pagamento: Cartão de crédito, transferência bancária ou empenho.

Gestão de Material e patrimônio com base no NBCASP

Objetivo:
Capacitar gestores da administração pública direta e indireta, gestores dos setores privados e demais profissionais interessados na matéria.

 

Conteúdo Programático:
As NBCASP – Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público;
Gestão de materiais e patrimônio.

 

Currículo do Facilitador:
Paulo Rosso – Consultor do Banco Mundial na área de catalogação e padronização de materiais de consumo e permanente. Gestor Patrimonial do PJF/JT/TRT21, e servidor do QPP desde 1993, atuando há 20 anos como Gestor e Presidente de Comissões de trabalho na área.
CPPP – Certificate Program in Public Procurement pelo Banco Mundial (cursando)
Professor convidado do curso de pós-graduação em Gestão Pública da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte.
Professor/Tutor da Escola Superior do Ministério Público da União.
Instrutor/Consultor da École Nationale DAdministration – ENA Brasil.
Administrador, graduado pela UFRN, Pós-Graduado em Administração Judiciária pela Escola da Magistratura do Trabalho da Vigésima Primeira Região/Universidade Potiguar, conta com mais de 36 anos de experiência profissional na administração privada e pública.
Como instrutor, quer por intermédio de empresas especializadas, quer por contratação direta, já ministrou cursos para Universidades Federais, Ministério Público Federal, Poder Judiciário Federal, Poder Judiciário estaduais, Escolas da Magistratura, Academias de Polícia Civil e Militar, Institutos Federais de Educação, Escolas de Governos, Ministério Público estaduais, dentre outros.

 

Carga horária: 20 horas

 

Local: FIERN – Av. Senador Salgado Filho, 2860 – Lagoa Nova – Natal/RN – CEP 59075-900

 

Data: 28 a 30 de novembro de 2017

 

Horário: 28 a 30 de novembro das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00.

 

Investimento: R$ 480,00

 

Formas de pagamento: Cartão de crédito, transferência bancária ou empenho.

Gestão de Contratos e Convênios

Objetivo:
Capacitar gestores da administração pública direta e indireta, gestores dos setores privados e demais profissionais interessados na matéria.

 

Conteúdo Programático:
Definição de Contrato e Convênio;
Introdução a Gestão de Contratos e Convênios;
Contratos e Convênios na administração pública;
Regulação, direitos obrigações e responsabilidades;
Boas práticas no planejamento das contratações públicas , como identificar os diferentes elementos que influenciam na seleção das propostas.

 

Currículo do Facilitador:
Randolfo Costa – Graduado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(1997). Técnico Judiciário da Tribunal regional do Trabalho da 21ª Região e Coordenador/Professor da CTEAD – Centro de Técnologia e Educação a Distância. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público.
Carga horária: 20 horas

 

Local: FIERN – Av. Senador Salgado Filho, 2860 – Lagoa Nova – Natal/RN – CEP 59075-900

 

Data: 08 a 10 de novembro de 2017

 

Horário: 09 e 10 de novembro das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00.

 

Investimento: R$ 480,00

 

Formas de pagamento: Cartão de crédito, transferência bancária ou empenho.

Gestão de Contratos: Planilha de Custos

Objetivo:
Capacitar gestores da administração pública direta e indireta, gestores dos setores privados e demais profissionais interessados na matéria.

 

Conteúdo Programático:
Ferramentas de gestão de custos em contratos;
Otimizando a sua planilha de custos;
Modelos de planilhas para análise de custos.

 

Carga horária: 20 horas

 

Local: FIERN – Av. Senador Salgado Filho, 2860 – Lagoa Nova – Natal/RN – CEP 59075-900

 

Data: A Definir

 

Horário: 13:00 às 18:00

 

Investimento: R$ 480,00

 

Formas de pagamento: Cartão de crédito, transferência bancária ou empenho.

Monitoramento e Avaliação de Programas de Projetos

Objetivo:
Capacitar gestores da administração pública direta e indireta, gestores dos setores privados e demais profissionais interessados na matéria.

 

Conteúdo Programático:
Introdução à gestão de projetos;
O que é monitoramento e avaliação em gestão de projetos;
Dimensões do monitoramento de projetos;
Critérios de avaliação de projetos;
Gerenciamento de políticas públicas e aspectos considerados críticos para sucesso dos programas de projetos

 

Currículo do Facilitador:
Manoel Veras – Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo USP(2001), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP(1985) e graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN (1983). Professor associado IV da UFRN atuando na área de Administração, com ênfase em Tecnologia da Informação. Faz parte do grupo de pesquisa registrado no CNPQ : Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação Coordena a especialização em em Gestão da Tecnologia da Informação na UFRN. Autor de cerca de cem artigos acadêmicos e de vários livros na área de Tecnologia da Informação e Gerenciamento de Projetos com foco em Capacitação Profissional. Experiência no setor privado e no setor público. Coordenador do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) CAPES 5 da UFRN. Criador da ferramenta Life Cycle Canvas, utilizada no gerenciamento de projetos, cuja marca é registrada no INPI.

 

Carga horária: 20 horas
Local: FIERN – Av. Senador Salgado Filho, 2860 – Lagoa Nova – Natal/RN – CEP 59075-900

 

Data: 25 a 27 de outubro de 2017

 

Horário: 25 e 26 de outubro das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00, dia 27 de outubro das 08:00 às 12:00.

 

Investimento: R$ 480,00

 

Formas de pagamento: Cartão de crédito, transferência bancária ou empenho.

Planejamento Estratégico

Objetivo:
Capacitar gestores da administração pública direta e indireta, gestores dos setores privados e demais profissionais interessados na matéria.

 

Conteúdo Programático:
Planejamento e controle de resultados e o processo de administração;
Princípios fundamentais do planejamento e controle de resultados;
Implementação de estratégias.

 

Currículo do Facilitador:
Manoel Veras – Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo USP(2001), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas UNICAMP(1985) e graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN (1983). Professor associado IV da UFRN atuando na área de Administração, com ênfase em Tecnologia da Informação. Faz parte do grupo de pesquisa registrado no CNPQ : Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação Coordena a especialização em em Gestão da Tecnologia da Informação na UFRN. Autor de cerca de cem artigos acadêmicos e de vários livros na área de Tecnologia da Informação e Gerenciamento de Projetos com foco em Capacitação Profissional. Experiência no setor privado e no setor público. Coordenador do Programa de Pós Graduação em Administração (PPGA) CAPES 5 da UFRN. Criador da ferramenta Life Cycle Canvas, utilizada no gerenciamento de projetos, cuja marca é registrada no INPI.

 

Carga horária: 20 horas

 

Local: FIERN ? Av. Senador Salgado Filho, 2860 – Lagoa Nova – Natal/RN – CEP 59075-900

 

Data: 27 a 29 de setembro de 2017

 

Horário: 27 e 28 de setembro das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00, dia 29 de setembro das 08:00 às 12:00.

 

Investimento: R$ 450,00

 

Formas de pagamento: Cartão de crédito, transferência bancária ou empenho.

Gestão de Conflitos

Objetivo:
Capacitar gestores da administração pública direta e indireta, gestores dos setores privados e demais profissionais interessados na matéria.

 

Conteúdo programático:
Administração de conflitos e adversidades inerentes ao setor público;
Estratégias práticas para resolução de conflitos no ambiente de trabalho;
Como lhe dar com erros e trabalho sobre pressão;
Posturas e atitudes comportamentais para minimizar os conflitos.

 

Currículo do Facilitador:
Flávio Emílio Cavalcanti ? Administrador, Mestre em Administração de Recursos Humanos, Professor Universitário, Educador Corporativo, Professional Coach e Analista DISC.

 

Carga horária: 20 horas

 

Local: FIERN – Av. Senador Salgado Filho, 2860 – Lagoa Nova – Natal/RN – CEP 59075-900

 

Data: 23 a 25 de outubro de 2017

 

Horário: 23 de outubro das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00, dia 24 de outubro das 08:00 às 12:00 e dia 26 de outubro de 2017 das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00.

 

Investimento: R$ 450,00

 

Formas de pagamento: Cartão de crédito, transferência bancária ou empenho.

Oficina de Gestão e Aplicação de Práticas de Promoção da Igualdade de Gênero no âmbito da Agroindústria Familiar

Objetivo:
Capacitar os participantes para a prática de ações de promoção da Igualdade de Gêneros para Atores de Organizações Sociais e Produtivas da Agroindústria Familiar

 

Conteúdo Programático:
• Padrões culturais tradicionais em relação à divisão sexual do trabalho, à distribuição do poder nas relações intradomiciliares e nas decisões familiares, à participação no mercado e à participação cidadã;
• Como se expressam as relações de gênero na organização social e produtiva beneficiária do Subprojeto de Empreendimento Econômico e Solidário da Agricultura Familiar;
• Quais as barreiras a serem enfrentadas para superar possíveis desigualdades;
• Discussão, elaboração e adoção de compromissos para promoção da igualdade de gênero pela organização social e produtiva beneficiária do Subprojeto de Empreendimento Econômico e Solidário da Agricultura Familiar

 

Material Didático:
Cartilha específica com conteúdo especialmente desenvolvido para o curso

 

Currículo do Facilitador:
MARIALDA MOURA DA SILVA. Assistente Social. Mestre em Ciências Sociais. Especialista em Antropologia. Coordenação Institucional da AACC RN. Elaboração de Planos de Negócios e Planos de Economia Solidária no Mato Grande através do apoio do Governo Cidadão. Elaboração de projetos institucionais, assessoria a gestão e organização de associações, grupos e cooperativas da agricultura familiar e desenvolvimento de ações de assessoria e formação em gênero e voltadas para a autonomia econômica das mulheres. Assessoria a gestão social do território do Trairí, realizando atividades de mobilização e articulação do PRONATEC campo. Assessoria a Avaliação e Planejamento do Colegiado Trairí. Apoio a elaboração de projetos de PROINF- MDA e reuniões do das Câmaras temáticas de juventude, mulheres, comunidades e povos tradicionais e apoio as políticas de desenvolvimento territorial do Trairí-RN. Coordenação das ações pedagógicas e técnica ao projeto de fortalecimento e ampliação da Rede Xique Xique de Comercialização Solidária nos Estados do RN, CE e MA, a partir da ação de Agentes de Desenvolvimento Local. Integrante da equipe de Assistência Técnica e Extensão Rural da AACC, realizando apoio a criação e organização de grupos produtivos de mulheres, ministrando cursos e oficinas com mulheres e jovens temáticas: gênero e organização, gênero e desigualdade, divisão sexual do trabalho, associativismo, juventude e agricultura familiar, gênero e agroecologia, gênero e economia solidária; assessoria a organização e capacitação de jovens dos assentamentos e comunidades e assentamentos rurais. Coordenação de vários outros projetos: Projeto NEATES – Núcleo Estadual de Assistência Técnica a Economia Solidária, nos território Sertão do Apodí, Assu-Mossoró e Mato Grande. Coordenação do Projeto de Projeto Brasil Local, com atuação na economia solidária, no Ceará, Rio Grande Norte, Apodi e Maranhão, atuando no apoio a ação de agentes de economia solidária. Coordenação do Projeto Balaio da Economia Solidária, com o objetivo de gerar renda e fortalecimento das dinâmicas de economia solidária no semiárido do estado do Rio Grande do Norte, por meio da atuação na Rede Pardal e apoio a organização e articulação da Rede Xiquexique. Pesquisadora no Projeto de Pesquisa: Inovação, Diversidade e Sustentabilidade na Gestão de Territórios Rurais: monitoramento e avaliação do desenvolvimento do Assu-Mossoró e do Sertão do Apodi (RN), objetivando o monitoramento e avaliação dos resultados do Programa Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais PDSTR, visando fortalecer experiências diversificadas de produção, de organização e de acesso a mercados, especialmente as empreendidas pelos agricultores familiares.

 

Carga Horária:
16 horas

 

Local de Realização:
Goianinha, Lagoa de Pedras, Vera Cruz, Major Sales, Portalegre, Pureza, São Miguel do Gostoso, Ielmo Marinho, Lagoa de Velhos, Caicó, Currais Novos, Apodi, Upanema, Passa e Fica

 

Investimento por Participante:
R$ 641,90

 

Forma de Pagamento:
Cartão de Crédito ou Empenho

 

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Oficina para Reflexão sobre as Práticas de Promoção da Igualdade de Gênero no âmbito da Agroindústria Familiar

Objetivo:
Capacitar os participantes para a prática de ações de promoção da Igualdade de Gêneros para Atores de Organizações Sociais e Produtivas da Agroindústria Familiar

 

Conteúdo Programático:
– Papel na tomada de decisão familiar sobre produção e geração de renda
– Acesso ao capital produtivo
– Acesso ao crédito
– Acesso à extensão agrícola/pecuária/piscícola
– Liderança individual e influência na comunidade
– Tomada de decisão
– Distribuição do tempo

 

Material Didático:
Questionário padrão do WEAI – Women Empowerment in Agriculture Index

 

Currículo do Facilitador:
GILSON DE MEDEIROS COSTA, Assistente Social. Coordenador Técnico Operacional do Projeto VIRAVIDA – SESI/DR – RN e Conselheiro Titular no Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes da cidade do Natal – COMDICA, representando o SESI-DR/RN – Projeto VIRAVIDA. Foi Conselheiro Titular no Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes do Rio Grande do Norte – CONSEC, representando o SESI-DR/RN – Projeto VIRAVIDA. Agente Judiciário de Proteção à Criança e ao Adolescente 1ª Vara da Infância e Juventude – Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Foi Coordenador da Casa de Passagem III – Acolhimento Institucional para adolescentes em situação de risco pessoal e social na faixa etária de 12 a 18 anos incompletos – Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – SEMTAS – Prefeitura Municipal do Natal. Coordenador da Casa de Passagem II – Acolhimento Institucional para crianças em situação de risco na faixa etária de 07 a 12 anos incompletos – Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – SEMTAS. Foi Subcoordenador da Casa de Passagem II – Acolhimento Institucional para crianças em situação de risco na faixa etária de 07 a 11 anos – Secretaria Municipal de Promoção Social – SEMPS – Prefeitura Municipal do Natal. Foi Educador Social da Casa de Passagem – Acolhimento Institucional para crianças em situação de risco na faixa etária de 00 a 11 anos – Secretaria Municipal de Promoção Social – SEMPS – Prefeitura Municipal do Natal. Foi Educador Social da Casa da Praça – Abrigo provisório para crianças e adolescentes em situação de risco na faixa etária de 07 a 18 anos incompletos – Secretaria Municipal de Promoção Social – SEMPS Prefeitura Municipal do Natal.

 

Carga Horária:
2 horas

 

Locais de Realização:
São Miguel do Gostoso, Ielmo Marinho, Lagoa de Velhos, Bodó, Caicó, Currais Novos, Parelhas, Apodi, Janduís, Upanema, Campo Redondo, Passa e Fica eTangará

 

Investimento por Participante:
R$ 107,59

 

Formas de Pagamento:
Cartão de Crédito ou Empenho

 

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Cursos a serem oferecidos sob consulta

Gestão da Piscicultura e da Pesca

Objetivos:
Capacitar os participantes acerca de: Boas práticas e manejo da tilapicultura; educação ambiental; cadeia de beneficiamento do pescado e geração de renda para mulheres; consórcio: tilapicultura e horticultura / fruticultura.

 

Conteúdo Programático:

1- Caracterização do empreendimento – Noções de empreendedorismo; Segurança e saúde do trabalhador rural – NR-31.
2 – Análise para implantação do viveiro.
3 – Tipos de Piscicultura.
4 – Sistemas de Cultivo.
5 – Espécies de peixes.
6 – Processo de alevinagem.
7 – Povoamento.
8 – Biometria.
9 – Manejo alimentar.
10 – Despesca.
11 – Beneficiamento e conservação do pescado.
12 – Educação ambiental.
13 – Geração de renda para mulheres.
14 – Criação consorciada – Horticultura; Fruticultura.

 

Material a ser fornecido

Cada participante receberá um kit contendo: boné, pasta, bloco de anotações, caneta, crachá e material didático completo.

 

Sob consulta

Orçamento e controle de obras

Objetivos:
Fornecer uma visão completa e atualizada sobre orçamento de obras de construção, abordando desde os encargos sociais até o cálculo do preço final, incluindo cálculo BDI e planilhas orçamentárias.

 

Conteúdo Programático:
-Técnicas de orçamentação e levantamento de preços.
-Elaboração e detalhamento de memória de cálculo.
-Entendimento e elaboração de composição de serviços.
– Planilhas orçamentárias.
-Cálculo BDI – Licitações

 

Material a ser fornecido
Cada participante receberá pasta, bloco de anotações, caneta e material didático completo.

 

Carga horária: 12 horas.

 

Sob consulta

Como falar em público

Objetivos:
-Melhora as relações interpessoais, conquistar amigos, parceiros de negócios e clientes;
-Ajudar o participante a torna-se uma pessoa carismática, respeitada e admirada em seus círculos de relacionamento;
-Fazer apresentações acadêmicas, TCC, monografia, defesa de dissertações e teses, com segurança e eloquência;
-Ensinar a utilização dos recursos áudio visuais com maestria;
-Desenvolver uma postura adequada para transmitir credibilidade;
-Preparar o participante para se tornar sua melhor versão.

 

Público Alvo:
Pessoas que desejam falar com clareza, segurança e eficiência, além de vencer negociações e argumentações difíceis; que buscam um melhor relacionamento com as pessoas ao seu redor por meio de uma comunicação eficiente; que tem uma mensagem positiva que pode fazer a vida de outras pessoas melhor.

 

Sob consulta

Contratos e Convênios

Objetivos:
Difundir conhecimentos teóricos e práticos acerca da gestão e fiscalização de contratos administrativos e convênios, promovendo a capacitação e aperfeiçoamento dos participantes, de modo a contribuir para eficiência e eficácia em todas as etapas do processo de contratações da administração pública.

 

Conteúdo Programático:

Gestão de contratos: definição, obrigatoriedade e atores envolvidos; Gestor do contrato: definição, obrigatoriedade, designação, perfil, atribuições e responsabilidades; Fiscal de contratos: definição, cabimento, designação e competências; Preposto de contratado; Livro de ocorrências: cabimento, formato e objetivos; Noções acerca de Contratos Administrativos: conceito, legislação aplicável, características e principais tipos; formalização: termo de contrato e documentos que substituem; principais cláusulas contratuais: objeto, regimes de execução e forma de fornecimento, preço, prazos, dotação orçamentária, garantia e subcontratação; publicidade dos contratos; alterações contratuais; alterações do objeto: modificações qualitativas e quantitativas; alterações de preço: reajuste, repactuação e revisão; formalização: aditamentos e apostilamentos; execução do contrato, faturamento e recebimento do objeto; nulidade do contrato: motivo e efeitos. Procedimentos relativos aos estágios da liquidação e do pagamento da despesa. Documentação a ser gerada, relativamente à gestão e fiscalização de contratos e a todas as fases do contrato administrativo. Noções gerais acerca da gestão de convênios, relativamente a todas as suas fases (proposição, celebração, execução e prestação de contas).

 

Material a ser fornecido

Cada participante receberá pasta, bloco de anotações, caneta e material didático completo.

 

Currículo do facilitador

Nome: Jaciratan Aguiar de Ramos Filho

Graduado e Especialista em Direito Administrativo e Gestão Publica (2005). Tem experiência na área de Direito Administrativo e Constitucional, atuando principalmente nos temas Princípios Constitucionais, Direito Administrativo e Gestão Ambiental.

 

Carga horária: 20 horas.
Período de realização: 31/11,  01 e 02/12
Horário: das 8h00 às 17h30 e dia 02/12, das 08 às 12h00
(Será servido almoço e coffee break aos participantes.)
Local: Natal/RN – Casa da Indústria – IEL/RN – Av. Senador Salgado Filho, 2860 – Lagoa Nova
Investimento: R$ 980,00
Forma de Pagamento: Boleto bancário, Cartões (visa, mastercard) e Empenho

 

Inscreva-se no curso

Gerando Resultados em Equipes

Objetivo:
Demonstrar a capacidade que todo líder tem de ter em sua equipe colaboradores que vão além de suas responsabilidades. Que fazem o que é preciso para alcançar os resultados, através da iniciativa e responsabilidade com projetos, processos e problemas. Um líder que gera resultados é uma pessoa capaz de influenciar os integrantes de sua equipe intencionalmente para gerar através deles, os resultados esperados pela empresa.

 

Conteúdo Programático:
• Posicionamento Estratégico;
• Treinamento;
• Indicadores de Performance;
• Administração do Tempo;
• Comunicação;
• Criatividade;
• Motivação;
• Conflitos.

 

Sob consulta

Gestão de Custos e Formação de Preços

Objetivo:
Identificar os elementos que influenciam a gestão de custos na formação do preço de venda, direcionando para o estabelecimento de preços de vendas compatíveis com o mercado e a busca da lucratividade.

Conteúdo Programático:
• Custos: conceito, nomenclatura e elementos;
• Custo de produtos e serviços;
• Estoques: critério de avaliação;
• Custeio: métodos e sistemas;
• Formação de preço de venda;
• Análise de mercado (oportunidades e ameaças);
• Análise custo-volume-lucro.

 

Sob consulta

Liderança na Gestão

Objetivo:
Identificar a distinção entre o conceito de liderança como uma qualidade pessoal (combinação especial de características pessoais que fazem de um indivíduo um líder) e de liderança como função (decorrente da distribuição da autoridade de tomar decisões em uma empresa), potencializando o comportamento de liderança (que envolve funções como planejar, dar informações, avaliar, arbitrar, controlar, recompensar, estimular, punir etc.) através das recomendações teórico/práticas sobre a liderança exigida nas organizações, a auto percepção e a percepção dos subordinados sobre a liderança.

Conteúdo Programático:
• Competências essenciais para a liderança;
• Ferramentas e estratégias gerenciais;
• Liderança e gestão de pessoas;
• Desafio de trabalhar com equipes de resultado.

 

Sob consulta

Gestão Financeira em MPEs

Objetivo:
Estimular a mudança de comportamento, bem como demonstrar a importância da gestão financeira, dispondo aos participantes instrumentos e informações que lhes permitirão administrar o caixa, projetar o fluxo de caixa, refletir sobre a formação do preço de venda, entender o demonstrativo de resultados e analisar os resultados de seu empreendimento.

 

Conteúdo Programático:
• Planejamento financeiro;
• Fluxo de caixa;
• Preço de venda;
• Demonstrativo de resultados;
• Analisando a lucratividade;
• Verificando a rentabilidade;
• Entendendo o retorno do investimento;
• Compreendendo o ponto de equilíbrio financeiro.
Sob consulta

Elaboração de Projetos + CANVAS

Objetivo:
Dotar os participantes das competências necessárias para a participação e gestão de projetos, considerando que as organizações públicas e privadas vêm sendo pressionadas a inovarem e desenvolver diferenciais de forma permanente, buscar-se-a a simplicidade e aplicabilidade de conceitos, de forma que o participante esteja imediatamente capacitado para atuar na gestão de projetos.

 

Conteúdo Programático:
• Objetivos e técnicas comuns da Gestão de Projetos;
• Definição do Objetivo e do Escopo de um projeto;
• Ferramentas de Planejamento e Modelagem do Projeto;
• Ciclo de Vida do Projeto;
• Definição do Orçamento;
• O papel do gerente de projetos (Execução e Liderança);
• Acompanhamento de Riscos e Premissas;
• Principais atores na gestão de projetos (Gestor, Clientes, Patrocinador, Stakeholders);
• Ferramentas de Comunicação e Acompanhamento;
• Governança e Accountability em Projetos Públicos;
• Instrumentos de Avaliação;
• Gestão de Programas e Portfólios;
• Introdução ao Project Management Office;
• Project Model CANVAS.

 

Sob consulta

Falar em Público: Oratória, Postura e Imagem

Objetivo:
Proporcionar aos participantes melhor capacidade de comunicação e postura no ambiente profissional e interpessoal, ampliando a habilidade de lidar com o público geral.

 

Conteúdo programático:

• Introdução à Comunicação;
• Comunicação Interpessoal;
• Aprendendo sobre Comunicação Não-Verbal (Semblante, Apresentação Pessoal e Linguagem Corporal)
• Expressão Facial, Gestos, Postura, Linguagem das Roupas);
• Aprendendo sobre Comunicação Verbal (Dicção, Entonação, Impostação de voz e Dicas para falar melhor,
• Exercícios para a articulação da fala e coordenação da voz);
• Superando o medo de falar em público;
• Como apresentar um discurso;
• Recursos Audiovisuais;
• O discurso.

 

Sob consulta

Gestão com Pessoas - Seus Conflitos, Suas Motivações

Objetivo:
Potencializar os gestores para o trabalho com pessoas, demonstrando que a realização dos processos das organizações estão diretamente ligados ao desempenho das pessoas da organização a quem competem atividades essenciais nos níveis estratégico e operacional. Cada vez mais, as organizações percebem que de nada valerão suas estratégias de negócios para ampliar mercados, conquistar clientes e obter resultados favoráveis se não considerarem que tudo depende da boa execução dos processos que compõem sua cadeia produtiva.

Conteúdo programático:
• Análise organizacional em gestão de pessoas.
• Gestão dos processos de T&D.
• Gestão por Competências.
• Habilidades Gerenciais. Liderança e Formação de Equipes.
• Relações de Trabalho e Legislação Trabalhista.
• Seleção Estratégica de Pessoas.
• Remuneração Estratégica.

 

Sob consulta

eSocial e sua Aplicabilidade

Objetivo:
Estudar as principais regras da contribuição previdenciária patronal, tendo por base a Instrução Normativa nº 971/2009, com todas as alterações posteriores, inclusive as ocorridas no final de 2015.

 

Conteúdo Programático:

• As principais contribuições previdenciárias que incidem sobre a folha de pagamento de empregado e contribuintes individuais;
• A inconstitucionalidade da contribuição incidente na contratação de cooperativas de trabalho;
• O instituto da retenção de 11% sobre a prestação de serviços e a informação dos benefícios do eSocial;
• Custeio previdenciário com ênfase na contribuição sobre a folha de pagamento;
• Prestação de serviço através de cessão de mão-de-obra e empreitada – retenção 11%
• Contribuição previdenciária na contratação de cooperativas de trabalho;
• Melhores práticas trabalhistas e previdenciárias para implantação do eSocial;
• Como a RFB vai fiscalizar a contribuição previdenciária.

 

Sob consulta

Licitação e Contratos

Carga horária: 24 horas

Objetivo:

Ampliar os conhecimentos ligados à área de licitação e contratos administrativos e os ditames legais que estes estão submetidos.

Conteúdo

  • Aspectos legais da Lei 8.666/93, Lei Complementar 123/06 e alterações e Lei 15.608/07;
  • A Lei de Responsabilidade Fiscal e as Licitações Públicas;
  • Comissão de Licitação;
  • Pregão e seus procedimentos;
  • Fases e modalidades;
  • Definição e especificação do objeto;
  • Indicação de marca, características exclusivas e similaridade do objeto;
  • Questões sobre “orçamento estimativo”, preço de referência, preço máximo, sobrepreço e preço inexequível;
  • Modelo licitatório adequado para de maior vantagem na contratação;
  • Parcelamento do objeto X fracionamento ilegal de despesa;
  • Parecer jurídico-responsabilidade sobre o parecerista e administrador;
  • Responsabilidades pela condução das licitações;
  • Saneamento de falhas e erros;
  • Contratação direta – aspectos polêmicos acerca de dispensas e inexigibilidade;
  • Modos e instrumentos de formalização dos contratos;
  • Validade e da eficácia dos contratos administrativos;
  • Duração dos contratos administrativos;
  • Alterações contratuais;
  • Suspensão e declaração de inidoneidade;
  • Fiscalização da execução dos contratos;
  • Recomposição do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos (reajuste, revisão e repactuação);
  • Antecipação e retenção de pagamentos;
  • Ata de Registro de Preços X duração dos contratos dela advindos;
  • Procedimentos essenciais da adesão a Ata de Registro de Preços;
  • Outros pontos controversos de licitações públicas e contratos administrativos.

Sob consulta

A nova contabilidade pública

 A NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA

Conteúdo

  • Campo de Atuação da Contabilidade Pública
  • Objeto da Contabilidade Pública
  • Princípios Orçamentários
  • PPA, LDO e LOA
  • Regime da Contabilidade Pública
  • Legislação Aplicada á Contabilidade Pública
  • NBC T 16: alterações na contabilidade pública
  • Licitação: legislação e procedimentos aplicados
  • Sistemas Aplicados á Contabilidade Pública
  • Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP)
  • Principais diferenças entre o PCASP atual e o novo PCASP
  • Despesa e Receita Pública (conf.port.conj.STN/SOF 3/2008)
  • Sistema de Custos Aplicado à Contabilidade Pública
  • Lançamentos Contábeis Padronizados nas esferas Governamentais.

Sob consulta

Desenvolvimento de competências

  • Sensibilização de gestores e profissionais para os novos processos de gestão de pessoas por competências e o necessário desenvolvimento de suas habilidades.
  • O contexto e tendências atuais, tais como, processo globalizatório, sociedade do conhecimento, novos modelos de gestão (gestão virtual, BSC, gestão por competências, rh estratégico), novos marcos legais, gestão pública, Estado e suas tendências.
  • A gestão por competências, seus conceitos e suas etapas de implantação: estratégia, mapeamento, diagnóstico, desenvolvimento e capacitação, plano de ação, acompanhamento e avaliação.
  • A gestão por competências e as práticas de gestão de pessoas: atração, desenvolvimento e retenção de talentos.
  • Vivências utilizando técnicas e ferramentas que visem o desenvolvimento das habilidades das lideranças e gestores, além da prática dos processos envolvendo a gestão de competências.

Sob consulta

Elaboração de projetos

  • Negócios;
  • Balanced Scorecard (BSC);
  • Mapas Estratégicos,
  • Gerenciamento de Projetos;
  • Project Model Canvas;
  • Gerenciamento de Portifólio de Projetos;
  • Escritório de Gerenciamento de Projetos (PMO)
  • Maturidade em Gerenciamento de Projetos (PMM).

Sob consulta

Atualização da norma ISO-9000

  • – Revisão da Norma ISO 9000:2015.
  • – Principais Mudanças;
  • – Visão geral sobre a norma NBR ISO 19011;
  • – Características comportamentais e habilidades do Auditor;
  • – Estudos das Fases da Auditoria (Preparação, Planejamento, Execução e ações pós-auditoria);
  • – Auditoria Documental;
  • – Como coletar evidências de não-conformidades;
  • – Preenchimento dos Registros de Não Conformidade, e do Relatório de Auditoria;
  • – Exercícios e Estudos de Casos diversos baseados em situações reais;

Sob consulta

Gestão de contratos e convênios

Objetivo

Difundir conhecimentos teóricos e práticos acerca da gestão e fiscalização de contratos administrativos e convênios, promovendo a capacitação e aperfeiçoamento dos participantes, de modo a contribuir para eficiência e eficácia em todas as etapas do processo de contratações da administração pública.

Conteúdo

Gestão de contratos: definição, obrigatoriedade e atores envolvidos; Gestor do contrato: definição, obrigatoriedade, designação, perfil, atribuições e responsabilidades; Fiscal de contratos: definição, cabimento, designação e competências; Preposto de contratado; Livro de ocorrências: cabimento, formato e objetivos; Noções acerca de Contratos Administrativos: conceito, legislação aplicável, características e principais tipos; formalização: termo de contrato e documentos que substituem; principais cláusulas contratuais: objeto, regimes de execução e forma de fornecimento, preço, prazos, dotação orçamentária, garantia e subcontratação; publicidade dos contratos; alterações contratuais; alterações do objeto: modificações qualitativas e quantitativas; alterações de preço: reajuste, repactuação e revisão; formalização: aditamentos e apostilamentos; execução do contrato, faturamento e recebimento do objeto; nulidade do contrato: motivo e efeitos. Procedimentos relativos aos estágios da liquidação e do pagamento da despesa. Documentação a ser gerada, relativamente à gestão e fiscalização de contratos e a todas as fases do contrato administrativo. Noções gerais acerca da gestão de convênios, relativamente a todas as suas fases (proposição, celebração, execução e prestação de contas).

 

Sob consulta

  • Juntos Pelo Desenvolvimento

  • Por uma indústria segura, saudável e produtiva.

  • Com a Indústria pela Inovação, Produtividade e Sustentabilidade.

  • Somos o elo entre o Saber e o Fazer.

  • A força do Brasil na indústria.