IEL-RN aborda oratória e protagonismo na era das lives durante Semana da Indústria

27/05/2020   18h31

 

 

Os processos de comunicação em tempos de isolamento social e a oratória e a escutatória na era das lives foram debatidos na tarde desta quarta-feira, 27, durante webinar realizado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RN) transmitido via canal do You Tube. “Nós somos nós, e nossas crenças, circunstâncias e valores, e isso direciona o modo como cada pessoa recebe as mensagens”, explica Ruy Mattos, Mestre em ciências políticas, ao parafrasear Ortega durante sua apresentação no webinar.

 

 

“Todo mundo tem seus relógios de ajustes seja político, religioso, carnavalesco, ou futebolístico, não importa, todo mundo tem seu parâmetro. É aí onde entra a questão do interpretador, quando se ouve uma mensagem, logo se vai aos seus caminhos internos verificar se aquela mensagem corresponde ao que pensa, ao que acha ou sente, ao que acredita, e se não estiver de acordo, simplesmente se nega”, enfatiza Ruy.

 

 

Um dos debatedores do webinar, Ruy Mattos também é psicólogo organizacional, especialista em liderança e desenvolvimento de equipes, professor universitário e autor de vários livros, sendo o último: Tornar-se Líder. Publicado como e-book pela Amazon.

 

 

Ele, juntamente com Everton Lima, fundador e gestor da Agência Ação, especialista em marketing de saúde e com plataformas de serviço de marketing digital e publicidade conduziram a exposição e discussão em torno do tema. Eles também abordaram a questão do estresse causado pelo excesso de reuniões, aulas e exposições virtuais. “O estresse da reunião virtual, o excesso de estímulo virtual, se a pessoa não souber lidar com ele, drena a energia. Vai deixando as pessoas cansadas”, diz Everton.

 

 

Juntos, eles explicam que é impossível tratar de oratória sem falar de liderança. “A ideia da liderança nesse processo é importante, pois quando alguém assume o papel de protagonista está influenciando uma comunidade, e um círculo começa a se formar em torno de si, é isso que caracteriza o protagonista”, explica o gestor.

 

 

Eles acrescentam que a liderança se faz a partir da influência interpessoal.  E que há uma necessidade do orador dar espaço para os participantes interagirem. Citam casos de oradores que ficam falando sozinhos, sem se preocupar se o conteúdo está sendo recebido. E que no espaço on-line é diferente do presencial. “No presencial vemos se alguém está cansado, se presta atenção, se está arrumando os cadernos para sair. No ambiente virtual simplesmente alguém pode se logar e não ficar presente”, reitera Ruy.

 

 

“Às vezes uma pessoa que está um pouco distraída, o que acontece quando o corpo está presente, mas a mente está longe. Quando essa pessoa ouve uma determinada pergunta a ela volta novamente para aquela realidade, do aqui agora, daquela sala de aula, ou daquela reunião de trabalho. Mas esse equipamento interessante, que estamos usando agora, é ideal para a pessoa fugir”, acrescenta.

 

 

A Semana da Indústria segue até sexta-feira, 29, com uma série de produtos e serviços do SESI, SENAI e IEL com descontos especiais. Entre esses produtos estão, do SESI: Blitz do Bem Estar / Ergonomia, Telemedicina (médico ou psicólogo), Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional. Do SENAI e do IEL: Análise de custo de Energia (SENAI), Cursos Modulares da Faculdade da Indústria (IEL) e Estágio (IEL).

 

 

A lista completa dos produtos e serviços — com os respectivos valores e percentuais de descontos, além da programação na íntegra — está disponível no hotsite da Semana da Indústria (www.fiern.org.br/semanadaindustria/)

 

 

Por Jô Lopes – jornalista FIERN