Portuguese Chinese (Simplified) English French German Italian Japanese Korean Russian Spanish

Institucional

Imprimir

Histórico

euvaldolodiEUVALDO LODI - Industrial e político, Euvaldo Lodi é um dos fundadores e o primeiro presidente da Confederação Nacional da Indústria. Nascido em 9 de março de 1896, em Ouro Preto/MG, formou-se na Escola de Minas e Metalurgia. Trabalhou na construção de estradas, na exploração de minas de ferro e de carvão. Foi presidente da Comissão Econômica para a América Latina (Cepal) e membro do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas. Foi um dos membros da Assembléia Nacional Constituinte de 1933.

O Instituto Euvaldo Lodi – Núcleo Regional do Rio Grande do Norte –, foi criado e instalado no dia 28 de setembro de 1970, por iniciativa da FIERN e dos departamentos regionais do SENAI/RN e SESI/RN, tendo como primeira superintendente, a economista e professora Margarida Maria de Medeiros Barbosa da Silva.

Voltado inicialmente para a intermediação de estágios, cresceu consideravelmente a partir de 2004, a oferta de seus serviços ao setor produtivo, passando a disponibilizar novos produtos e serviços.

O nome da instituição é uma homenagem a Euvaldo Lodi, industrial e político mineiro, primeiro presidente da Confederação Nacional da Indústria. Formado em engenharia civil e de minas, trabalhou na construção de estradas, exploração de minas de ferro e de carvão. Instalou altos fornos em Minas Gerais, fundou a Usina Gortix e a Companhia de Ferro Brasileira.

Como político, foi membro da Assembléia Nacional Constituinte em 1933, deputado federal até 1937, e novamente de 1945 à 1954.

Em 1944, Euvaldo Lodi chefiou a delegação brasileira à Conferência de Bretton Woods, nos Estados Unidos, objetivando a organização econômica e financeira mundial, pós guerra. Esta conferência deu impulso à formação do Fundo Monetário Internacional – FMI e do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento Econômico – BIRD.

Foi também presidente da Comissão Econômica para a América Latina – CEPAL e membro do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas.