Consultoria do IEL ajuda empresas a crescer e entrar na Indústria 4.0

24/10/2018   09h18

 

Especializada na produção de equipamentos para o agronegócio, a Fornari Indústria intensificou a pegada da inovação em seus processos, após receber consultoria do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) na área de Gestão da Inovação. O IEL auxiliou no mapeamento de todos os processos voltados para a segurança alimentar, ajudou a empresa a transformar ideias em algo novo e a buscar soluções para um mercado cada vez mais exigente.

 

Carro-chefe da Fornari, sediada em Santa Catarina, a máquina de lavar bandejas de ovos férteis está sendo vendida em todo o país e já chegou aos Estados Unidos. O equipamento faz a limpeza de bandejas de nascimento de pintinhos e diminui os índices de contaminação de ovos e das perdas de animais, além de reduzir o consumo de água e energia na comparação com processos normais.

 

“Não tenho dúvida de que 50% do resultado que atingimos deve ser creditado ao trabalho desenvolvido pelo IEL, que abriu portas para a nossa empresa ao nos ajudar a tirar projetos do papel”, diz a sócia da empresa, Luciene Fornari.

 

A superintendente do IEL Nacional e diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, destaca que a consultoria empresarial tem papel fundamental para colocar as empresas no caminho da quarta revolução industrial. “O programa de Gestão da Inovação traz técnicas, instrumentos e casos que servem de exemplo e podem inspirar as empresas a desenvolverem projetos e a localizarem a inovação em suas estratégias”, afirma.

 

“Trabalhamos para inspirar empresas a desenvolverem projetos e a localizarem inovação em duas estratégias” – Gianna Sagazio

 

INDÚSTRIA 4.0 – O IEL tem como missão implementar soluções inovadoras e customizadas às necessidades de cada empresa e capacitar gestores por meio da educação executiva. A instituição vem apostando na agenda da inovação, a fim de tornar as empresas brasileiras cada vez mais aptas à realidade da Indústria 4.0 e competitivas nos cenários nacional e internacional.

 

“O IEL oferece hoje diversos produtos direcionados à inovação para indústrias de todos os portes. Lançamos recentemente o IEL Tools, que reúne soluções em gestão, com foco em inovação, ofertadas pelo Instituto nas áreas de educação empresarial, consultoria e desenvolvimento de carreiras”, destaca Gianna.

 

Conheça alguns serviços oferecidos pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL) para auxiliar pequenas e grandes empresas:

 

Inova Talentos: Um dos carros-chefes do IEL na área de inovação, o Inova Talentos seleciona bolsistas para atuarem em projetos de pesquisa e desenvolvimento em empresas, com o apoio de consultoria por parte de especialistas da instituição. Criado em 2013, o programa estimula a inovação nas empresas e incentiva a indústria e as universidades a transformarem pesquisas em negócios, produtos e serviços.

 

Inova Global: Parceria do IEL com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o mais novo programa do IEL vai fomentar projetos de pesquisa no exterior e no Brasil, por meio de intercâmbio de pesquisadores-bolsistas. Acesse o site do Programa Inova Global e saiba mais.

 

Imersões em ecossistemas de inovação: Idealizado pela Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) – grupo constituído por 200 das maiores lideranças empresariais do país, coordenado pela CNI e pelo IEL –, o programa leva empresários, gestores, acadêmicos e representantes de governo para missões em plantas industriais e laboratórios referência em inovação no Brasil e no exterior. Desde o começo de 2018, já ocorreram três edições no país e no exterior, e ainda neste ano, haverá mais duas imersões.

 

Programa de qualificação de fornecedores (PQF): Voltado para fortalecer a cadeia produtiva com o desenvolvimento e qualificação de empresas fornecedoras. O objetivo é estreitar vínculos com as grandes empresas compradoras e contribuir para a geração de negócios sustentáveis.

 

Lean Office: Consultoria destinada à implantação do lean em áreas administrativas e de gestão da empresa, eliminando desperdícios e agilizando os processos organizacionais. A filosofia lean foi criada para otimizar e tornar mais enxutos os processos produtivos.

 

Educação Executiva e Empresarial: Cursos customizados para melhoria das competências em gestão das empresas e promoção da inovação. Entre eles estão MBA em Gestão da Mudança, de Liderança para Inovação e de Gestão Industrial; cursos de Ciber Defesa; Relações Governamentais, Compliace e Transformação Digital, entre outros.