Terceirização é tema de oficina tecnológica voltada para o setor moveleiro

13/09/2018   18h18

 

A terceirização é um instrumento que pode trazer importantes ganhos de produtividade para as indústrias. Neste contexto, o Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias e Marcenarias do Estado do RN (SINDMOVEIS-RN) realizou a Oficina tecnológica “A terceirização na indústria moveleira”. O evento, promovido com apoio do IEL-RN, reuniu empresários do setor na tarde desta quinta-feira (13), no Espaço Cultural Candinha Bezerra, na Casa da Indústria.

 

Com a nova legislação trabalhista, a tendência é que os industriais aumentem o percentual de serviços terceirizados em suas empresas. A Oficina busca mostrar para empresários do setor como a terceirização pode alavancar os negócios e ajudar a marcenaria a contornar os principais problemas do mercado moveleiro atual. O evento reuniu empresários, arquitetos, designers de interiores, engenheiros e estudantes.

 

 

A gerente de educação, capacitação empresarial e inovação do IEL-RN, Patrícia Fonseca, ressalta a importância de aproximar a indústria moveleira e profissionais liberais que atuam no setor do Sistema FIERN, por meio do Sindmoveis e do IEL, que dispõe de portfólio de serviços em capacitação, consultoria especializada para fortalecer a indústria moveleira local. “O papel do IEL é de promover a integração e sustentabilidade do setor moveleiro, que aqui no estado tem forte presença das micro e pequenas”, disse.

 

O palestrante, Anderson Rios, da consultoria homônima especializada no mercado moveleiro, considera a terceirização “um caminho sem volta” enquanto forte instrumento para aumentar a competitividade das pequenas e médias empresas, reduzir os custos de produção e ampliar os negócios para outras localidades.

 

“É uma mudança de paradigma para o setor, que ganha com a terceirização dos serviços até 40% na redução dos custos com pessoal, na otimização do layout da fábrica, reduz custo com material, elimina desperdícios e pode oferecer seu serviço em outros estados. Uma empresa aqui pode terceirizar pra entregar o produto acabado, em Londrina, por exemplo”, explica Rios.

 

Para isso, ele conta que foi desenvolvido um software que permite que as empresas desenvolvam o projeto para que terceirizados o executem. “Uma das dificuldades é a resistência dos empresários em terceirizar, por medo de perder qualidade. Com o software ele garante que o produto seja finalizado em outro lugar, ou algumas etapas feitas por terceirizados, com o mesmo padrão que sua empresa faria”, afirma Anderson Rios.

 

 

Durante a oficina, foram abordados os temas “as dificuldades do mercado de móveis sob medida”, a “transformação dos projetos em orçamento” e “como colher resultados com a terceirização”.

 

Sobre a Anderson Rios

 

Com mais de 12 anos no mercado moveleiro, a Anderson Rios Consultoria é uma empresa especializada no mercado sob medida, que atua na implantação de soluções para a modernizar a fabricação de moveis planejados e sob medida.