IEL RN reúne empresas em palestra sobre o eSocial na Casa da Indústria

13/07/2018   16h33

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL–RN) realizou, nesta sexta-feira, 13, na Casa da Indústria, a palestra “Desvendando o eSocial”, que foi ministrada pela contadora e membro da comissão de compliance da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN), Lieda Amaral. “O eSocial veio para unificar a prestação da informação referente à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas”, disse a consultora, enfatizando que o novo sistema muda o processo de trabalho e a dinâmica de produção da informação.

Entre as empresas participantes da palestra está a SterBom, indústria que produz sorvetes, picolés, água e gelo mineral, polpa de fruta, cobertura, casquinho para sorvete e canudos wafers, que enviou funcionárias para se informar mais sobre eSocial. “Estou vindo pela primeira vez, e considero muito importante participar desta palestra sobre o eSocial, principalmente por ser um sistema cheio de pequenos detalhes na execução, então quanto mais conhecimento melhor”, disse Joana Darc de Oliveira, assistente de setor pessoal da empresa.

A superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Maria Angélica Teixeira, na abertura do evento, fez uma explanação sobre todo o Sistema FIERN, com ênfase no IEL. “O sistema tem muito a oferecer às empresas. Vamos realizar mais atividades como esta. Temos a missão de desenvolver talentos para atuarem dentro da indústria, desde o seu primeiro contato com o mundo do trabalho, que é o estágio. Também focamos na gestão da inovação, consultorias e parcerias”, informou Angélica.

A gerente de educação do IEL, Patrícia Fonseca, disse que esse tipo de ação pretende estreitar as relações entre o IEL e as empresas. “Fazemos isso pensando nos anseios e nas oportunidades do mercado”, disse a gerente que também fez uma apresentação sobre o RH Indústria, um conjunto de serviços que podem ser contratados pelas empresas específicos da área de recursos humanos.

eSocial – Criado em 2013, o eSocial unifica a prestação, por parte do empregador, de informações relativas aos empregados. Dados como o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia e de Informações à Previdência Social (GFIP) e informações pedidas pela Receita Federal são enviados em um único ambiente ao governo federal.

 

  • Juntos Pelo Desenvolvimento

  • Por uma indústria segura, saudável e produtiva.

  • Com a Indústria pela Inovação, Produtividade e Sustentabilidade.

  • Somos o elo entre o Saber e o Fazer.

  • A força do Brasil na indústria.