IEL promove dia 13 na Casa da Indústria a palestra “Desvendando o eSocial”

5/07/2018   15h00

 

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL–RN) realizará a palestra gratuita “Desvendando o eSocial” (leia mais), que será ministrada pela contadora e membro da comissão de compliance da OAB-RN, Lieda Amaral. O evento acontecerá na sexta-feira (13/07), às 15h, no Espaço Cultural Candinha Bezerra, na Casa da Indústria.

 

Criado em 2013, o eSocial unifica a prestação, por parte do empregador, de informações relativas aos empregados. Dados como o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia e de Informações à Previdência Social (GFIP) e informações pedidas pela Receita Federal são enviados em um único ambiente ao governo federal.

 

Por meio do eSocial, os vínculos empregatícios, as contribuições previdenciárias, a folha de pagamento, eventuais acidentes de trabalho, os avisos prévios, as escriturações fiscais e os depósitos no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) são comunicados pela internet ao governo federal. A ferramenta reduz a burocracia e facilita a fiscalização das obrigações trabalhistas.

 

Primeiramente, o sistema tornou-se obrigatório para os empregadores domésticos, em outubro de 2015. Num módulo simplificado na página do eSocial, os patrões geram uma guia única de pagamento do Simples Doméstico, regime que unifica as contribuições e os encargos da categoria profissional.

 

Caso tenha interesse, confirmar presença pelo telefone (84) 3204-6231.