Procompi terá nova edição, com ações em 5 setores para aumentar competitividade

10/07/2017   17h00

A nova edição do Procompi (Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias), no Rio Grande do Norte, será lançada oficialmente nesta quarta-feira, 12, no Espaço Cultural Candinha Bezerra, da Casa da Indústria, a partir das 8h30. Trata-se de uma iniciativa com ações para a inovação empresarial e melhoria das condições de desenvolvimento sustentável. Nesta edição, cinco setores da economia do Estado serão beneficiados, com investimentos de aproximadamente 1 milhão de reais.

 

O Procompi é um programa de apoio à competitividade, resultante de uma parceria entre o Sistema Indústria e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). No Rio Grande do Norte, é executado pelo IEL-RN e o SEBRAE-RN. O programa é desenvolvido no Estado desde 2004 e agora irá para a quarta edição, na qual será executado nos setores de água mineral, cerâmica vermelha, gráfico, reciclagem e polpas de frutas. Em cada um desses segmentos, vinte e cinco empresas deverão ser beneficiadas.

 

A superintendente regional do IEL-RN, Maria Angélica Teixeira, destaca que há uma série de projetos e ações que melhoraram as condições de competitividade das empresas que participam do Procompi. O projeto inicia com um diagnóstico para identificar como o setor está posicionado no que diz respeito ao mercado. A partir daí, são observadas as necessidade para a modernização, seja em relação ao produto, aos processos ou à gestão.

 

“Desde 2014 o setor de água mineral participa do Procompi, que é uma oportunidade para avançar na profissionalização das empresas e seus colaboradores, além da modernização. Com esse programa, houve uma mudança de cultura no período”, afirma o primeiro tesoureiro da FIERN, industrial do setor, Roberto Serquiz.

 

Maria Angélica acrescenta que, por intermédio deste projeto, há um fortalecimento das micro e pequenas indústrias no segmento produtivo no qual é desenvolvido, com ações coletivas e integração com outras instituições para o crescimento sustentável.

 

O lançamento desta nova edição pelo presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, no dia 12 de junho, terá a presença da coordenadora nacional do Procompi, Suzana Peixoto. Os demais diretores da Federação das Indústrias também vão participar do evento e estão sendo convidados dirigentes dos sindicatos de setores industriais, empresários de segmentos nos quais será desenvolvida essa nova etapa e representantes das instituições parceiras.

  • Juntos Pelo Desenvolvimento

  • Por uma indústria segura, saudável e produtiva.

  • Com a Indústria pela Inovação, Produtividade e Sustentabilidade.

  • Somos o elo entre o Saber e o Fazer.

  • A força do Brasil na indústria.