RN ganha pós-graduação inédita no país em Direito e Gestão do Judiciário

1/06/2017   21h12

 

Em solenidade realizada nesta quinta-feira, 1º de junho, às 19 horas, na Casa da Indústria, foi proferida a Aula Magna do curso de pós-graduação em Direito e Gestão do Judiciário, e lançada pela Justiça Federal a revista impressa “Turma do Delgado”.

 

Pioneira no Brasil, a Pós Graduação em Direito e Gestão do Judiciário é uma parceria do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RN) e Faculdades da Indústria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), TRT 21ª Região e Justiça Federal (Seção Judiciário do RN). Com 360 horas-aulas e 40 alunos matriculados, será realizada nas dependências da Justiça Federal do Rio Grande do Norte.

 

O curso visa aprimorar a administração do Sistema Justiça no Rio Grande do Norte, a partir do desenvolvimento das competências em planejamento estratégico, gestão da informação, de processos e de pessoas, e em processo eletrônico, garantindo, além do aprendizado organizacional, o fortalecimento da rede de conhecimento entre as instituições que se articulam com as unidades do Poder Judiciário do RN.

 

A cerimônia contou com participação do presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, do Diretor do Foro da Seção Judiciária do RN, Juiz Federal Marcos Bruno Miranda, do presidente do TRE-RN, Desembargador Dilermando Mota, da presidente do TRT-RN 21ª Região, desembargadora Maria Auxiliadora Barros, do ex-ministro do STJ, José Augusto Delgado, dos Diretores da FIERN, Heyder Dantas, Ednaldo Barreto e Alberto Serejo, do presidente do Sindipan, Ivanaldo Maia e gestores do Sistema FIERN.

 

A Aula Magna foi ministrada pelo Presidente do Sicramirn e Diretor da FIERN, Djalma Barbosa Júnior, e pelo presidente do Sinduscon, Arnaldo Gaspar Júnior.

 

Tanto o presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales, quanto o Juiz Marcos Bruno, enalteceram a parceria e chamaram a atenção para o caráter inédito do curso no país. “Este é um momento marcante para a Federação das Indústrias”, disse Amaro Sales, enfatizando que a qualificação é uma das preocupações da instituição que preside. Segundo o industrial, servidores melhores qualificados podem atender ainda melhor aos cidadãos.

 

“As instituições só crescem com a gestão do conhecimento”, disse Marcos Bruno, que chamou de saudável a parceria entre o judiciário e o setor privado. “Temos muito a aprender e a ensinar com a iniciativa privada”, afirmou o juiz, salientando que a qualificação irá gerar um efeito multiplicador e servidores cada vez mais qualificados.

 

A superintendente do IEL-RN, Angélica Teixeira manifestou entusiasmo com esta primeira turma de Pós Graduação em Direito e Gestão do Judiciário. “Trata-se de um novo modelo de gestão participativa que irá trazer enormes ganhos para o judiciário do estado”, disse.

 

A revista “Turma do Delgado”, editada com apoio da Federação das Indústrias do RN, é voltada para o público infantil e trata do funcionamento da Justiça Federal. O título é uma homenagem ao potiguar José Augusto Delgado, que foi juiz federal e ministro do Superior Tribunal de Justiça. Também é homenageada Maria Isabel Gurgel, funcionária durante 40 anos da Justiça Federal do Rio Grande do Norte.

  • Juntos Pelo Desenvolvimento

  • Por uma indústria segura, saudável e produtiva.

  • Com a Indústria pela Inovação, Produtividade e Sustentabilidade.

  • Somos o elo entre o Saber e o Fazer.

  • A força do Brasil na indústria.